Rodovias paulistas recebem 50 novos radares para ampliar fiscalização

Desde a meia-noite desta terça-feira (23), os motoristas que trafegam pelas rodovias estaduais de São Paulo passaram a contar com 50 novos radares de fiscalização de velocidade. Os equipamentos fazem parte de uma licitação aberta em 2023 pelo governo estadual para a instalação de 649 radares em 12 mil quilômetros de rodovias não concedidas sob a administração do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Até agora, 241 equipamentos já foram instalados, e os demais 408 devem entrar em operação gradativamente, após testes e homologação.

Objetivo: reduzir acidente

Segundo o DER, os pontos escolhidos para receber os novos aparelhos resultam de um mapeamento técnico que considera o histórico de acidentes, excesso de velocidade, características da via, pontos críticos e até áreas com travessia de fauna. Todos os trechos receberam a devida sinalização com o limite de velocidade permitido.

As velocidades variam conforme o local: em alguns pontos, como a SP-036, em Piracaia, o limite é de 40 km/h; já em outros, como a SP-253, em Jaboticabal, os veículos podem chegar a 100 km/h.

Nas estradas concedidas, a instalação e operação de radares ficam sob responsabilidade das concessionárias, mas sempre com supervisão do DER. Somando todos os lotes, a malha paulista conta atualmente com cerca de 1.700 radares em funcionamento.

Destaques no litoral e interior

O novo lote contempla rodovias do litoral e interior do Estado. Entre os locais que passaram a receber fiscalização reforçada estão:

SP-055, em Caraguatatuba e São Sebastião – limite de 40 km/h;

SP-222, em Iguape e Pariquera-Açu – entre 40 km/h e 60 km/h;

SP-123, em Campos do Jordão – limite de 40 km/h;

SP-333, em Cajuru e Serrana – limite de 100 km/h em alguns trechos;

SP-563, no Pontal do Paranapanema – trechos de 60 km/h e 100 km/h.

A lista completa dos 50 novos pontos inclui rodovias de diferentes regiões, como Campinas, São Carlos, Amparo, Olímpia, Rancharia, Mirante do Paranapanema e Presidente Venceslau.

Próximos passos

Com a implantação integral do lote, a expectativa do DER é reforçar a segurança viária e reduzir acidentes provocados por excesso de velocidade, uma das principais causas de mortes nas estradas brasileiras.

“Os novos equipamentos foram instalados em pontos estratégicos e representam um passo importante para aumentar a segurança dos usuários”, destacou o órgão em nota.

Fonte: FETCESP/ Foto: Banco de Imagens – Canva

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