Transporte segue contribuindo para o desempenho da econômia

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do transporte no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021 foi de 11,7%. Na comparação entre as áreas acompanhadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o cálculo do valor de todos os bens e serviços produzidos no país, o setor ficou atrás apenas de “outras atividades de serviços”, cujo percentual foi de 13,6%. Em relação ao trimestre imediatamente anterior, o PIB do setor também apresentou crescimento, de 3,0%.

Esse desempenho mostra que o transporte tem sido um dos grandes impulsionadores da atividade econômica no país. A análise da Confederação está no Radar CNT do Transporte – PIB 2º Trimestre 2022, publicado no último dia 01 de setembro.

Entre os fatores que contribuíram para o resultado do PIB em geral e do transporte, destacam-se políticas de incentivo ao consumo das famílias, como liberação de parte do saldo do FGTS e antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas. O pagamento do Auxílio Brasil e outros benefícios sociais a grupos específicos, assim como as desonerações tributárias sobre combustíveis e energia, também tem influência sobre esse resultado.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)