Tolerância de peso no eixo passa para 12,5%

Por força da Medida Provisória nº 1.050/2021, publicada no Diário Oficial da União de ontem (19), a tolerância no peso bruto admitido por eixo nos veículos de cargas passa de 10% para 12,5% nas vias públicas brasileiras.



Tal tolerância pode ser superior para os veículos de cargas com peso bruto total (PBT) igual ou inferior a 50 toneladas, desde que no PBT não se ultrapasse a 5% de tolerância.



O Conselho Nacional de Trânsito deverá regulamentar estas novas regras de tolerância no peso por eixo, mas as mesmas já estão em vigor desde o dia 19 de maio de 2021. O que significa que só será possível a autuação nos casos em que o veículo de carga ultrapassar os limites aqui descritos.



Esta nova regra de tolerância terá vigência até o dia 30 de abril de 2022, porém, alertamos que as Medidas Provisórias têm validade de 60 (sessenta dias) prorrogáveis por igual período. E se não virarem lei, perdem sua eficácia desde o início de sua vigência.



Confira a íntegra da MP aqui



Fonte: Setcesp


Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)