Setor de serviços cresce 0,9% em setembro e atinge maior patamar da história, aponta IBGE
O setor de serviços engatou a quinta alta mensal seguida a cresceu 0,9% em setembro, na comparação com agosto, mostram dados divulgados no último dia 11 de novembro, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Com a série positiva, o segmento atinge o patamar mais elevado da série histórica iniciada em 2011 e agora figura em um nível 11,8% acima do apurado em fevereiro de 2020, o último mês sem as medidas restritivas para conter o avanço da pandemia.
Desde maio, o segmento responsável por cerca de 70% do PIB (Produto Interno Bruto) — soma de todas as riquezas finais produzidas no país — apresenta um ganho acumulado de 4,9%, segundo a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços).
No acumulado do ano, o volume de serviços prestados subiu 8,6% ante a igual período de 2021. O acumulado nos últimos 12 meses, por sua vez, passou de 9% em agosto para 8,9% em setembro, mantendo a trajetória descendente iniciada em abril de 2022 (12,8%).
Na avaliação trimestral, comparação utilizada pelo IBGE para o cálculo do PIB, o setor de serviços apresentou um crescimento de 1,1% no trimestre encerrado em setembro, resultado que mantém a trajetória ascendente apurada desde julho de 2020.
Fonte: Correio do Povo