Senador pede a Lula que reduza frete para conter preço de alimentos

O senador Otto Alencar (PSD-BA) sugeriu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que o governo crie incentivos fiscais para o frete, com o objetivo de conter a inflação sobre os alimentos. Segundo o senador, Lula ouviu o pedido e ficou de voltar a debater o tema numa conversa nos próximos dias. 

Otto defende que os incentivos sejam concedidos para pessoas e empresas que prestam esse tipo de serviço. Para ele, seria uma forma de baratear o preço dos alimentos, já que precisam ser transportados. 

A taxa mensal do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de fevereiro foi de 1,30%. O grupo de alimentação e bebida teve alta de 0,70%, com impacto de 0,15 ponto percentual.

IMPOSTO ZERO PARA ALIMENTOS SELECIONADOS

Na 6ª feira (14.mar.2025), começou a valer a isenção de impostos de importação para uma seleção de alimentos, determinada pelo governo federal. Entram na lista itens básicos como café e açúcar. A medida visa a combater a inflação e garantir a disponibilidade de produtos essenciais no mercado.

A iniciativa não tem prazo definido para terminar e terá um impacto fiscal de R$ 650 milhões ao longo de 1 ano, segundo o Planalto. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou que não será solicitado aos Estados a redução do ICMS sobre os alimentos beneficiados.

Eis a relação dos NCMs (Nomenclatura Comum do Mercosul) beneficiados com a isenção do tributo:

NCM 0202.30.00 – carnes desossadas de bovinos, congeladas (passou de 10,8% a 0%);

NCM 0901.21.00 – café torrado, não descafeinado – exceto café acondicionado em cápsulas) (passou de 9% a 0%);

NCM 0901.11.10 – café não torrado, não descafeinado, em grão (passou de 9% a 0%);

NCM 1005.90.10 – milho em grão, exceto para semeadura (passou de 7,2% a 0%);

NCM 1902.19.00 – outras massas alimentícias, não cozidas, nem recheadas, nem preparadas de outro modo (passou de 14,4% a 0%);

NCM 1905.90.20 – bolachas e biscoitos (passou de 16,2% a 0%);

NCM 1509.20.00 – azeite de oliva extravirgem (passou de 9% a …

Carnes de frangos e suínos ficaram de fora do benefício. Já a sardinha, a Camex estabeleceu zerar a alíquota dentro de uma quota estabelecida de 7.500 toneladas.

ALIMENTO COM TAXA ZERADA É SÓ 1% DA IMPORTAÇÃO

De acordo com o levantamento do Poder360, a isenção do imposto de importação terá impacto limitado para frear a inflação e conter o aumento dos preços. Os produtos que terão a alíquota zerada pelo governo representam só 1% de tudo que o Brasil importou em 2024. Entenda a metodologia do levantamento. 

 

Fonte: SETCESP  Imagem: Divulgação

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)