Secretaria de Portos implementa nova funcionalidade ao sistema Porto Sem Papel

Ferramenta permite maior transparência e confiabilidade de informações, além da redução do tempo em operações de atracação e desatracação de embarcações



A Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) implementou uma nova funcionalidade ao sistema “Porto Sem Papel”. Trata-se de da função “Chegadas e Saídas”, que tem a proposta de facilitar e otimizar o registro das informações de estadia das embarcações nos portos brasileiros. A ferramenta, lançada no dia 21 de abril, é destinada aos Agentes de Navegação e Administradores Portuários e permite maior eficiência no registro das operações portuárias de atracação, fundeio e reatracação.



Antes da implementação, as informações de estadia das embarcações precisavam ser incluídas por meio de múltiplas telas. Agora, esses registros passam a ser realizados em tela única, mais intuitiva, que permite maior eficiência no registro da informação. Além disso, a ferramenta proporciona aos usuários do sistema maior transparência e confiabilidade das informações, além da redução do custo e do tempo necessários nas operações.



A nova funcionalidade reduziu o tempo total de registro das informações em aproximadamente 15%, o que implica numa economia de cerca de 2.500 horas de trabalho/ano. Além disso, com a melhoria da qualidade e detalhamento dos registros, agora é possível utilizá-los na realização de estudos estatísticos e elaboração de painéis de informações. Esses avanços são revertidos em ganhos diretos à comunidade portuária, atingindo indiretamente toda a sociedade.



Segundo o gerente de Operações da Agência de Navegação Sagres, Max Cadaval, a nova funcionalidade tornou mais fácil a atualização das previsões de atracação. “A função ‘Chegadas e Saídas’ deixou mais acessíveis e claras as informações para o porto e para as autoridades portuárias. Essa clareza eliminou as dúvidas e questionamentos que aconteciam com as informações que as funcionalidades antigas apresentavam”, destacou Cadaval.



A implementação da nova funcionalidade ao sistema “Porto Sem Papel” está alinhada ao Programa de Transformação Digital da Pasta em parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e com Secretaria de Governo da Presidência da República. Clique aqui e saiba mais sobre a ferramenta



Para saber mais sobre a Transformação Digital, acesse o Gov.br.



Seu Brasil mais conectado. É Digital. É gov.br 



 Fonte: Ministério da Infraestrutura – 11/06/2020


Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)