Processo de transformação do Brasil está em curso

Investimentos em infraestrutura resultaram em aumento no transporte de cargas por trens e através dos portos, com redução do custo do frete



O avanço obtido pelos investimentos estatais e privados em infraestrutura tem acelerado o processo de transformação do Brasil, com resultados já percebidos no aumento do transporte de cargas e redução no preço do frete. A avaliação é do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante Reunião de Avaliação da Estratégia realizada nesta segunda-feira (7) no Ministério da Infraestrutura.



Na reunião, foram apresentados a avaliação estratégica e os seus principais resultados para a sociedade em competitividade, segurança e satisfação. Entre os avanços, estão a redução no valor do frete agrícola em 2021, o aumento da movimentação ferroviária e de cargas nos portos, a redução de acidentes em todos os modais de transporte e o avanço na digitalização de serviços.



“Fomos bem-sucedidos até aqui, já foram 70 ativos transferidos para a iniciativa privada. E estamos fazendo muito no sentido de conclusão de obras inacabadas. Temos um processo de transformação do Brasil que está em curso, temos trabalho com excelência e os resultados têm sido esses”, afirmou Tarcísio.



ATIVOS – De acordo com o portfólio estratégico do ministério, há 571 projetos estratégicos, com 56% em execução e 27% deles já se encontram totalmente finalizados. Entre as principais deliberações da reunião, destacaram-se os principais ativos que ainda serão leiloados.



No setor portuário, estão arrendamentos portuários como os terminais STS08 e STS08A, no Porto de Santos, a desestatização da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) e a aprovação do BR do Mar, programa de incentivo à cabotagem que tramita no Senado Federal.



A relicitação do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN) e o leilão da 7ª rodada de concessões aeroportuárias aparecem entre as prioridades do setor aéreo. Nas rodovias, estão a Dutra (BR-116/101/SP/RJ), a BR-381/262/MG/ES, a BR-163/230/MT/PA, a BR-153/080/414/GO/TO e as Rodovias Integradas do Paraná. Já no setor ferroviário, a Ferrogrão.



ACESSO – Durante a reunião, o secretário-Executivo do MInfra, Marcelo Sampaio, ressaltou a importância do trabalho da transformação digital. “Até o fim do ano vamos estar com 100% dos serviços integrados ao login único do Governo Federal. O cidadão com um único login vai acessar todos os serviços públicos”, explicou.



Fonte: Ministério da Infraestrutura


Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)