Primeiro workshop de enfrentamento ao roubo e furto de cargas é promovido em Pernambuco

Foi realizado, na terça-feira (22), no Colégio Militar do Recife, em Pernambuco, o 1º Workshop sobre Políticas de Enfrentamento ao Roubo e Furto de Cargas. O evento foi promovido pelo Comitê Gestor da Política Nacional de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas em parceria com o Sistema CNT.

Com o objetivo de promover a integração e incentivar as ações de prevenção, fiscalização e repressão a esses crimes, o evento reuniu representantes de órgãos da segurança pública, do transporte, do Ministério Público e da sociedade civil, dos estados do Nordeste, Tocantins e Espírito Santo.

Em 2020, foram registradas 14.159 ocorrências de roubo de cargas no Brasil, segundo dados da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística). Apesar de o número representar queda de 23% em relação ao ano anterior, o cenário ainda é preocupante. Os prejuízos computados ao setor somam R$1,2 bilhão.

Em sua fala, o presidente do Comitê Gestor e diretor de Operações da PRF (Polícia Rodoviária Federal), inspetor Djairlon Henrique Moura, agradeceu a parceria com a CNT, que, segundo ele, tem sido essencial para garantir a percepção da iniciativa privada na construção das políticas de enfrentamento aos incidentes de insegurança.

O diretor da CNT e presidente da Fetracan (Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste), Nilson Gibson Sobrinho, afirmou que o trabalho de combate à violência só é possível por meio da integração permanente entre as forças de segurança pública e a iniciativa privada.

Para o assessor de Segurança da CNT, Getúlio Bezerra, o transporte é estratégico para o desenvolvimento nacional e, como tal, precisa ser tratado como prioridade pelos agentes públicos, principalmente no campo da segurança pública.

O vice-presidente para assuntos de segurança da NTC&Logística, Roberto Mira, falou da experiência das empresas na criação de iniciativas para contribuir com os agentes públicos para combater a violência. “É necessário que a integração seja permanente e que as reuniões do comitê sejam mais contínuas e técnicas.”

As discussões realizadas ao longo do dia contribuíram para fornecer subsídios para que o Comitê atue na difusão do novo conceito de cargas roubadas junto às secretarias estaduais. Também foi debatida a necessidade de padronização dos registros de roubo de carga pelos estados de modo a fortalecer o Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública).

Parceria

O evento faz parte do acordo de cooperação técnica assinado entre a CNT, o SEST SENAT e o Ministério da Justiça para a execução de uma política nacional de segurança pública que contribua para o enfrentamento das graves manifestações do crime organizado e da criminalidade violenta que incidem sobre a atividade do transporte de cargas e de passageiros no país

O Comitê Gestor da Política Nacional de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas é um órgão colegiado do Ministério da Justiça, composto por dez órgãos federais. Atualmente, ele é presidido pela PRF.

Por Agência CNT Transporte Atual

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)