Primeiro pedágio free flow em SP já opera na SP-333, nesta quarta (4)
Desder à 0h desta quarta-feira (4), está em operação a cobrança de pedágio por meio do sistema free flow na SP-333. O pórtico está instalado no km 179 da rodovia, e substitui a praça de Itápolis (SP), que operava no sistema convencional.
De acordo com a concessionária, a nova tecnologia de pedágio eletrônico, conhecida como free flow, é a primeira a ser implantada no Estado de São Paulo. Ainda neste semestre, a praça de Jaboticabal (SP) no km 110, da mesma rodovia, também será substituída pelo pórtico free flow.
Free flow
O sistema free flow funciona por meio de pórticos, que possuem um sistema de câmeras, antenas e sensores, permitindo que os usuários sigam viagem sem precisar parar em cabines ou reduzir a velocidade.
Segundo a concessionária EcoNoroeste, essa mudança faz parte do contrato de concessão firmado com o Governo do Estado de São Paulo, no qual prevê a substituição de todas as praças de pedágio por pórticos free flow, de forma gradual, até o 7º ano da concessão.
Meios de pagamento free flow
O free flow permite que os usuários sigam viagem sem precisar parar em cabines. Para os veículos com TAG, o valor é cobrado, automaticamente, pela operadora contratada e os motoristas ainda contam com descontos progressivos. Já aqueles que não possuem, precisam efetuar o pagamento em até 15 dias nos diversos canais disponibilizados pela concessionária.
Formas de pagamento para quem não tem TAG
Há outras maneiras de o usuário fazer o pagamento da tarifa:
-
Site freeflow.econoroeste.com.br: Por meio da plataforma Pedágio Pay, desenvolvida pela empresa Fadami.
-
Aplicativo: Disponível na Apple Store, para usuários de iOS, e Google Play Store, para os de Android. O app, além de direcionar o motorista para o Pedágio Pay, terá outros serviços, como calculadora de desconto e mapa interativo.
-
WhatsApp: 0800 326 3663.
-
Presencialmente nos postos SAU da SP-333: por meio dos totens de autoatendimento. O pagamento pode ser realizado com cartão de crédito, débito ou PIX.
Lembrando que o não pagamento da tarifa é considerado infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB ), com multa de evasão no valor de R$195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
TAG e benefícios tarifários
Aqueles motoristas que já possuem TAGs ativas não precisam se preocupar. O carro que já tem o dispositivo instalado será identificado, automaticamente, nos pórticos, da mesma forma que acontece nas pistas automáticas das cabines atuais. Os veículos de passeio e comerciais possuem descontos em cada passagem, com uma TAG válida, que variam de 5 a 96%. Entenda os descontos:
-
Desconto de Usuário Frequente (DUF):
Disponível apenas para veículos de passeio. Os descontos são aplicados a partir da segunda passagem por uma mesma praça de pedágio, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês. Esse benefício concede uma redução adicional e progressiva sobre o valor da última tarifa paga. Ao chegar a 30ª passagem, o valor com o desconto permanece fixo até o último dia do mês.
- Desconto Básico da Tarifa (DBT):
Em todas as passagens é aplicado um desconto de 5% na tarifa de veículos comerciais e de passeio, incluindo reboque e semirreboque, se houver.
Além de oferecer diversos canais de pagamento aos usuários, a concessionária tem realizado campanha educativa, em toda a sua área de atuação, para alertar os usuários sobre a nova mudança de sistema. Mais informações no site da concessionária.
Fonte: SETCESPFoto: divulgação Estradas