Primeiro pedágio free flow em SP já opera na SP-333, nesta quarta (4)

Desder à 0h desta quarta-feira (4), está em operação a cobrança de pedágio por meio do sistema free flow na SP-333. O pórtico está instalado no km 179 da rodovia, e substitui a praça de Itápolis (SP), que operava no sistema convencional.

De acordo com a concessionária, a nova tecnologia de pedágio eletrônico, conhecida como free flow, é a primeira a ser implantada no Estado de São Paulo. Ainda neste semestre, a praça de Jaboticabal (SP) no km 110, da mesma rodovia, também será substituída pelo pórtico free flow.

Free flow

O sistema free flow funciona por meio de pórticos, que possuem um sistema de câmeras, antenas e sensores, permitindo que os usuários sigam viagem sem precisar parar em cabines ou reduzir a velocidade.

Segundo a concessionária EcoNoroeste, essa mudança faz parte do contrato de concessão firmado com o Governo do Estado de São Paulo, no qual prevê a substituição de todas as praças de pedágio por pórticos free flow, de forma gradual, até o 7º ano da concessão.

Meios de pagamento free flow

O free flow permite que os usuários sigam viagem sem precisar parar em cabines. Para os veículos com TAG, o valor é cobrado, automaticamente, pela operadora contratada e os motoristas ainda contam com descontos progressivos. Já aqueles que não possuem, precisam efetuar o pagamento em até 15 dias nos diversos canais disponibilizados pela concessionária.

Formas de pagamento para quem não tem TAG

Há outras maneiras de o usuário fazer o pagamento da tarifa:

  • Site freeflow.econoroeste.com.br: Por meio da plataforma Pedágio Pay, desenvolvida pela empresa Fadami.

  • Aplicativo: Disponível na Apple Store, para usuários de iOS, e Google Play Store, para os de Android. O app, além de direcionar o motorista para o Pedágio Pay, terá outros serviços, como calculadora de desconto e mapa interativo.

  • WhatsApp: 0800 326 3663.

  • Presencialmente nos postos SAU da SP-333: por  meio dos totens de autoatendimento. O pagamento pode ser realizado com cartão de crédito, débito ou PIX.

Lembrando que o não pagamento da tarifa é considerado infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB ), com multa de evasão no valor de R$195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

TAG e benefícios tarifários

Aqueles motoristas que já possuem TAGs ativas não precisam se preocupar. O carro que já tem o dispositivo instalado será identificado, automaticamente, nos pórticos, da mesma forma que acontece nas pistas automáticas das cabines atuais. Os veículos de passeio e comerciais possuem descontos em cada passagem, com uma TAG válida, que variam de 5 a 96%. Entenda os descontos:

  • Desconto de Usuário Frequente (DUF):

Disponível apenas para veículos de passeio. Os descontos são aplicados a partir da segunda passagem por uma mesma praça de pedágio, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês. Esse benefício concede uma redução adicional e progressiva sobre o valor da última tarifa paga. Ao chegar a 30ª passagem, o valor com o desconto permanece fixo até o último dia do mês.

  • Desconto Básico da Tarifa (DBT):

Em todas as passagens é aplicado um desconto de 5% na tarifa de veículos comerciais e de passeio, incluindo reboque e semirreboque, se houver.

Além de oferecer diversos canais de pagamento aos usuários, a concessionária tem realizado campanha educativa, em toda a sua área de atuação, para alertar os usuários sobre a nova mudança de sistema. Mais informações no site da concessionária.

Fonte:  SETCESPFoto: divulgação Estradas

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)