Presidente do SINDETRAP participa da entrega do Selo Cidade Verde em Piracicaba
O presidente da FETCESP e do Conselho Regional do Sest Senat São Paulo, Carlos Panzan, e o presidente do SINDETRAP, Luis Guilherme Schnor, participaram da Premiação Selo Verde entregue as empresas do setor de passageiros da cidade de Piracicaba, na terça-feira (28).
A conquista foi comemorada pela FETPESP (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo), que organiza a certificação em conjunto com a CNT (Confederação Nacional do Transporte) e SEST SENAT.
O Selo Cidade Verde é concedido após avaliação das emissões de poluentes dos veículos a diesel do transporte público. As empresas piracicabanas obtiveram uma média de aprovação de 95%, sendo que a Tupi Transporte e a Viação Piracicabana registraram um número superior a 98% nas vistorias de aferição. Foram averiguados 670 veículos utilizados no transporte público municipal das empresas AC-2 Transportes, Viação Monte Alegre, Auto Viação MM Souza e Viação Stênico, além das já citadas Piracicabana e Tupi.
A cerimônia de entrega das homenagens ocorreu no auditório do SEST SENAT de Piracicaba, reunindo autoridades locais, dirigentes, representantes das entidades e empresas.
Durante a programação, o presidente da FETCESP, Carlos Panzan, destacou a importância do trabalho do Sest Senat na formação dos trabalhadores do transporte e dos empresários em áreas como meio ambiente. “Existem muitos cursos excelentes e gratuitos, incluindo para executivos, que podem ser importantes para inserir as empresas brasileiras nas demandas de ESG (Environmental, Social and Governance), requisitadas por organizações internacionais para exportações. Além disso, conquistamos a chancela da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). A auditoria e aprovação da companhia paulista deve-se a um serviço bem executado”, afirmou.
O presidente da FETPESP, Mauro Artur Herszkowicz, afirmou queo Despoluir é um projeto que atende os anseios da sociedade em relação a diminuição da poluição e preservação do meio ambiente, um tema muito latente no mundo todo. Felicitamos Piracicaba por esta conquista e parabenizamos as empresas que participaram da iniciativa no ano de 2022. Nossos técnicos, além de realizarem a aferição dos veículos gratuitamente, também prestam várias orientações. Deste modo, o objetivo é continuar com o projeto, atendendo e expandido para cada vez mais municípios”, disse.
Conforme explicou o coordenador do Programa Ambiental do Transporte, Anderson Oliveira, o Despoluir existe há mais de 15 anos com diversas ações socioambientais. Já o Selo Cidade Verde começou em 2021 na cidade de Araraquara e vem aumentando o número de cidades paulistas contempladas, como Bauru e a Baixada Santista. “O Selo Cidade Verde visa reconhecer as empresas e os municípios que integram o programa Despoluir. A partir do momento que todas as viações são aferidas e alcançam uma média de 95% de aprovação, conseguimos certificar que a cidade tem uma qualidade satisfatória e merece um reconhecimento. A poluição emitida pelo transporte público pode influenciar muito na qualidade de vida da população e na saúde pública. Por isso, os piracicabanos podem se sentir privilegiados neste quesito. Dependendo do transporte de passageiros, a cidade tem uma excelente qualidade de ar”, disse o coordenador.
Ao longo do programa Despoluir, já foram realizadas mais de 3.6 milhões de aferições, com um índice de 88,9% de aprovação, em 27 mil empresas, de 24 federações e 108 unidades operacionais. Segundo os técnicos Alexandre Nascimento e Nivaldo Lima, que também estiveram no evento, o aferimento é feito em todos os veículos das cidades. Tendo como ponto de partida um índice máximo de poluição, definido pela legislação nacional, uma sonda coleta o material particulado emitido pelos ônibus para ser analisado. Quanto menos poluente, maior é a porcentagem de aprovação.
Representando o prefeito Luciano Almeida, os secretários municipais Alex Gama Salvaia e Jane Franco Oliveira agradeceram aos organizadores do programa Despoluir e às empresas que passaram pelas medições por trabalharem em prol do meio ambiente. O secretário responsável pela pasta ambiental ainda aproveitou a oportunidade para convidar os empresários a integrarem o programa municipal de Certificação ESG.
Para o diretor da Viação Piracicabana, Renan Bendilatti, o Selo Cidade Verde promove a valorização das empresas que se dedicam à sustentabilidade. “Esse é um reconhecimento de um trabalho que a gente vem desenvolvendo constantemente. Hoje, para uma empresa ser sustentável é preciso estar de acordo com vários aspectos, como o próprio ESG que foi citado. O mundo está mudando e todas as coisas novas que são proporcionadas pelo mercado, que contribuem com uma melhora ambiental, testamos e aderimos. Atualmente, temos água reciclável, coleta de água pluvial, energia fotovoltaica, além de uma manutenção constante dos veículos para emitir a menor quantidade possível de gases, o que nos ajudou a atingirmos um percentual alto de aprovação. Na verdade, está tudo atrelado, a sustentabilidade da empresa e a sustentabilidade ambiental são um conjunto”.
O evento contou com a participação do presidente da FETPESP (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo) e vice-presidente do Conselho Regional do SEST SENAT/SP, Mauro Artur Herszkowicz; do presidente da FETCESP (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo) e do Conselho Regional do SEST SENAT/SP, Carlos Panzan; o coordenador do programa Despoluir, Anderson Oliveira; o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida; o secretário de Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia; a secretária da Semmutran (Secretaria Municipal da Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), Jane Franco Oliveira; e o vereador Gustavo Pompeu, que foi o representante do município a receber a placa destinada à Piracicaba.
Representando as empresas: Antônio Santos de Menezes (Viação Tupi); Renan Bendilatti (Viação Piracicabana); Archanjo Corder Neto (AC Viação); Maurício Antônio de Souza (MM Souza); Israel Aparecido Barbeiro (Viação Monte Alegre) e André Stênico (Viação Stenico).
Fonte: Sest Senat Piracicaba