Presidente do SINDETRAP participa da entrega do Selo Cidade Verde em Piracicaba

O presidente da FETCESP e do Conselho Regional do Sest Senat São Paulo, Carlos Panzan, e o presidente do SINDETRAP, Luis Guilherme Schnor, participaram da Premiação Selo Verde entregue as empresas do setor de passageiros da cidade de Piracicaba, na terça-feira (28).

A conquista foi comemorada pela FETPESP (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo), que organiza a certificação em conjunto com a CNT (Confederação Nacional do Transporte) e SEST SENAT.   

O Selo Cidade Verde é concedido após avaliação das emissões de poluentes dos veículos a diesel do transporte público. As empresas piracicabanas obtiveram uma média de aprovação de 95%, sendo que a Tupi Transporte e a Viação Piracicabana registraram um número superior a 98% nas vistorias de aferição. Foram averiguados 670 veículos utilizados no transporte público municipal das empresas AC-2 Transportes, Viação Monte Alegre, Auto Viação MM Souza e Viação Stênico, além das já citadas Piracicabana e Tupi.

A cerimônia de entrega das homenagens ocorreu no auditório do SEST SENAT de Piracicaba, reunindo autoridades locais, dirigentes, representantes das entidades e empresas. 

Durante a programação, o presidente da FETCESP, Carlos Panzan, destacou a importância do trabalho do Sest Senat na formação dos trabalhadores do transporte e dos empresários em áreas como meio ambiente. “Existem muitos cursos excelentes e gratuitos, incluindo para executivos, que podem ser importantes para inserir as empresas brasileiras nas demandas de ESG (Environmental, Social and Governance), requisitadas por organizações internacionais para exportações. Além disso, conquistamos a chancela da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). A auditoria e aprovação da companhia paulista deve-se a um serviço bem executado”, afirmou.

O presidente da FETPESP, Mauro Artur Herszkowicz, afirmou queo Despoluir é um projeto que atende os anseios da sociedade em relação a diminuição da poluição e preservação do meio ambiente, um tema muito latente no mundo todo. Felicitamos Piracicaba por esta conquista e parabenizamos as empresas que participaram da iniciativa no ano de 2022. Nossos técnicos, além de realizarem a aferição dos veículos gratuitamente, também prestam várias orientações. Deste modo, o objetivo é continuar com o projeto, atendendo e expandido para cada vez mais municípios”, disse.

Conforme explicou o coordenador do Programa Ambiental do Transporte, Anderson Oliveira, o Despoluir existe há mais de 15 anos com diversas ações socioambientais. Já o Selo Cidade Verde começou em 2021 na cidade de Araraquara e vem aumentando o número de cidades paulistas contempladas, como Bauru e a Baixada Santista. “O Selo Cidade Verde visa reconhecer as empresas e os municípios que integram o programa Despoluir. A partir do momento que todas as viações são aferidas e alcançam uma média de 95% de aprovação, conseguimos certificar que a cidade tem uma qualidade satisfatória e merece um reconhecimento. A poluição emitida pelo transporte público pode influenciar muito na qualidade de vida da população e na saúde pública. Por isso, os piracicabanos podem se sentir privilegiados neste quesito. Dependendo do transporte de passageiros, a cidade tem uma excelente qualidade de ar”, disse o coordenador.

Ao longo do programa Despoluir, já foram realizadas mais de 3.6 milhões de aferições, com um índice de 88,9% de aprovação, em 27 mil empresas, de 24 federações e 108 unidades operacionais. Segundo os técnicos Alexandre Nascimento e Nivaldo Lima, que também estiveram no evento, o aferimento é feito em todos os veículos das cidades. Tendo como ponto de partida um índice máximo de poluição, definido pela legislação nacional, uma sonda coleta o material particulado emitido pelos ônibus para ser analisado. Quanto menos poluente, maior é a porcentagem de aprovação.

Representando o prefeito Luciano Almeida, os secretários municipais Alex Gama Salvaia e Jane Franco Oliveira agradeceram aos organizadores do programa Despoluir e às empresas que passaram pelas medições por trabalharem em prol do meio ambiente. O secretário responsável pela pasta ambiental ainda aproveitou a oportunidade para convidar os empresários a integrarem o programa municipal de Certificação ESG.

Para o diretor da Viação Piracicabana, Renan Bendilatti, o Selo Cidade Verde promove a valorização das empresas que se dedicam à sustentabilidade. “Esse é um reconhecimento de um trabalho que a gente vem desenvolvendo constantemente. Hoje, para uma empresa ser sustentável é preciso estar de acordo com vários aspectos, como o próprio ESG que foi citado. O mundo está mudando e todas as coisas novas que são proporcionadas pelo mercado, que contribuem com uma melhora ambiental, testamos e aderimos. Atualmente, temos água reciclável, coleta de água pluvial, energia fotovoltaica, além de uma manutenção constante dos veículos para emitir a menor quantidade possível de gases, o que nos ajudou a atingirmos um percentual alto de aprovação. Na verdade, está tudo atrelado, a sustentabilidade da empresa e a sustentabilidade ambiental são um conjunto”.

O evento contou com a participação do presidente da FETPESP (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo)  e vice-presidente do Conselho Regional do SEST SENAT/SP, Mauro Artur Herszkowicz; do presidente da FETCESP (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo) e do Conselho Regional do SEST SENAT/SP, Carlos Panzan; o coordenador do programa Despoluir, Anderson Oliveira; o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida; o secretário de Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia; a secretária da Semmutran (Secretaria Municipal da Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), Jane Franco Oliveira; e o vereador Gustavo Pompeu, que foi o representante do município a receber a placa destinada à Piracicaba.

Representando as empresas: Antônio Santos de Menezes (Viação Tupi); Renan Bendilatti (Viação Piracicabana); Archanjo Corder Neto (AC Viação); Maurício Antônio de Souza (MM Souza); Israel Aparecido Barbeiro (Viação Monte Alegre) e André Stênico (Viação Stenico).

Fonte: Sest Senat Piracicaba

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)