Presidente da CNT defende na OIT a requalificação profissional e a retomada das reformas

O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Vander Costa, afirmou, nesta quarta-feira (16), que o Sistema S desempenhará papel estratégico na nova realidade da educação profissional, auxiliando as pessoas que estão enfrentando problemas para acessar o mercado de trabalho formal no contexto pós-covid-19. A declaração foi dada durante o seu discurso na 109ª Conferência da OIT (Organização Internacional do Trabalho), na qual o presidente da CNT foi o delegado da bancada patronal do Brasil.



De acordo com o Relatório da OIT, divulgado pelo seu diretor-geral, Guy Ryder, estima-se que a recuperação global do emprego acelere na segunda metade de 2021, desde que não haja um agravamento da situação geral de pandemia. O documento alerta, porém, que essa retomada pode ser desequilibrada, em função do acesso desigual às vacinas e da capacidade limitada da maioria das economias em desenvolvimento e emergentes para apoiar fortes medidas de estímulo fiscal.



Nesse contexto, a OIT chama atenção para o impacto causado pela pandemia da covid-19 no mercado de trabalho, especialmente com a formação dos jovens. O presidente da CNT ressaltou a importância de dar atenção à educação profissionalizante e à aproximação entre governo, setor privado e sistemas que promovem a formação profissional.



“O Brasil tem uma vantagem em relação a outros países, já que dispõe de sistemas de formação que estão ligados ao setor privado, como é o caso do SEST SENAT e das demais entidades que compõem o Sistema S, financiado pelas grandes empresas”, disse.



Vander Costa também destacou, em sua fala, a necessidade de o Brasil promover um ambiente de negócios propício à geração de empregos em massa. Para isso, ele afirmou que é necessário retomar as discussões, nos três poderes, sobre as reformas estruturantes do Estado brasileiro. “As reformas administrativa e tributária, por exemplo, contribuirão de maneira decisiva para aplacar o déficit nas contas públicas, que cresce a cada ano.”



Fonte: Agência CNT Transporte Atual


Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)