Petrobras estuda reduzir preço de combustíveis

A Petrobras estuda reduzir o preço dos combustíveis nos próximos dias, de forma a alinhar mais os valores aos preços internacionais, que estão mais baixos que o da empresa, dizem duas fontes a par do assunto.

Os cálculos já estariam sendo feitos, e a ideia é que a medida tenha efeito na inflação calculada pelo IPCA deste ano, que segue mais próxima do teto da meta do Banco Central (BC). Já existia uma discussão na estatal anterior à reunião do Copom de hoje, que definirá a taxa de juros — com provável aumento de 0,25 ponto, para 10,75% ao ano. A ideia seria fazer o anúncio após a divulgação da Selic pelo comitê, como forma de sinalizar que, apesar da alta da Selic, há um movimento favorável à queda de preços na economia, apurou o Valor.

Procurada para se manifestar, a companhia diz que não antecipa decisões de mudanças em preços.

Para a formação dos preços de combustíveis, a Petrobras utiliza uma nova política desde maio de 2023 com variáveis que não são totalmente abertas ao mercado, o que vem sendo criticado desde então pode agentes do setor pela falta de transparência. Antes disso, a companhia era alinhada à paridade de importação.

Dados de inflação desta semana mostram que a mediana do relatório Focus para o IPCA de 2024 subiu pela nona semana consecutiva, de 4,30% para 4,35%, aproximando-se de forma mais rápida do teto da meta, de 4,50%. Um mês antes, o índice estava em 4,22% no ano.

Na tomada de decisão da Selic, é preciso considerar que atividade econômica permanece robusta, e o mercado já trabalha com uma reaceleração da inflação em setembro, com a inflação de 12 meses de novo superando o teto da meta.

 

 

 

Fonte: SETCESP Imagem: divulgação 

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)