Painel sobre impactos da pandemia na saúde de trabalhadores do transporte tem dados atualizados

O SEST SENAT atualizou os dados do Painel de Testagem no Transporte Rodoviário, ferramenta que apresenta um retrato do impacto da pandemia da covid-19 sobre a saúde de trabalhadores do setor de transporte. Os dados apresentam os resultados de testes rápidos aplicados em caminhoneiros autônomos, motoristas profissionais do transporte de cargas, motoristas e cobradores do transporte coletivo de passageiros durante a quarta fase do Transporte em Ação – Mobilização Nacional de Combate ao Coronavírus, iniciada no dia 8 de junho.



Com 36.692 testes realizados, 90,5% apresentaram resultado negativo para a doença; e a taxa de infecção (resultados positivos) foi de 8,6%. O restante (0,9%) foi inconclusivo.



Entre aqueles trabalhadores que disseram não apresentar sintomas da doença, 6,9% foram diagnosticados com a covid-19. Entre aqueles que apresentavam sintomas, 22% testaram positivo para a doença.



Os testes rápidos aplicados pelo SEST SENAT levam em consideração a quantidade de anticorpos (IgM e IgG) produzidos pelo corpo humano contra o vírus SARS-COV-2, que provoca a covid-19.



O painel foi desenvolvido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) em parceria com o SEST SENAT. Os dados são estratégicos para direcionar ações das empresas do transporte e do poder público durante a pandemia. Além disso, são produto de uma ação setorial inédita, com o propósito de aprimorar e ampliar a prestação de serviços do SEST SENAT para as empresas do setor e para toda a sociedade.



Veja os principais resultados



- 90,5% (33.186) negativos; 8,6% (3.163) positivos; 0,9% (343) inconclusivos



- 22% é a taxa de infecção entre os transportadores que possuem algum sintoma; entre os que não possuíam sintomas, a taxa é de 6,9%



- Entre os homens, a taxa de infecção é de 8,4%; entre as mulheres, 11,4%



- Estados com a maior taxa de infecção:



Pará: 44,9%



Maranhão: 35,7%



Amazonas: 28,2%



Ceará: 27,5%



Amapá: 25,4%



(A taxa de infecção por estado leva em consideração o local de residência do profissional.)



O painel permite que as informações sejam consultadas a partir dos resultados gerais; por perfil (sexo e idade); por Unidade da Federação de residência do profissional (por exemplo: um motorista que saiu de Curitiba, mas foi testado em São Paulo, tem o resultado computado para o estado do Paraná); e por tipo de público testado.



No entanto, não é recomendável estabelecer comparações entre os indicadores de cada categoria profissional em razão de parâmetros estatísticos relacionados ao número de testes aplicados em cada um dos públicos.



Fonte: Sest Senat


Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)