PRF faz operações para conferir cumprimento da lei do descanso

A Polícia Rodoviária Federal está de olho nos motoristas profissionais que não cumprem a Lei do Descanso.

De acordo com a legislação que entrou em vigor em 2015, os caminhoneiros e condutores de passageiros precisam fazer paradas periódicas, para evitar que dirijam cansados, aumentando o risco de acidentes.

Na última operação realizada por agentes da PRF, no Rio de Janeiro, 37% dos motoristas abordados não estavam cumprindo a lei. O Grupo de Fiscalização de Trânsito e Transporte abordou 32 condutores que trafegavam pela BR 040, na altura de Duque de Caxias, e além de verificar o tempo ao volante, também checou os sistemas de freio e outros equipamentos obrigatórios do veículo. Como resultado, 30 autos de infrações foram lavrados e 17 documentos de licenciamento anual foram recolhidos para regularização.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a fadiga ao volante é tão grave quanto a embriaguez, sendo responsável por muitos acidentes. A jornada total pode chegar a até 12h de serviço, desde que o condutor descanse por 11h, a cada 24, sendo 8h de descanso ininterrupto. Já o restante pode ser cumprido de forma fracionada, considerando que o motorista deve parar por 30 minutos a cada 5h30, no caso do transporte de cargas, ou a cada 4h, se estiver conduzindo passageiros.

Fonte: Agência Brasil

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)