PIB do transporte é divulgado

No acumulado do ano de 2019, o PIB do Brasil cresceu 1,1%, em linha com o desempenho de 2017 (+1,3%) e 2018 (+1,3%). Após três anos com quase os mesmos resultados, pode-se concluir que a economia brasileira se acomodou em taxas baixas de crescimento em seu ciclo de recuperação. O resultado de 2019 foi sustentado pela demanda doméstica, ou seja, pelo consumo (+1,8%) e investimentos (+2,2%), uma vez que a venda de bens e serviços do Brasil para o resto do mundo retraiu 2,5% no ano.

O crescimento do transporte no acumulado do ano veio abaixo do desempenho da economia geral, com uma taxa de expansão de 0,2%, ou seja, mais próxima da estabilidade do que de um crescimento efetivo. Entre os fatores que podem explicar esse resultado estão: o baixo crescimento da economia total, que impacta a demanda por serviços de transporte; os efeitos de Brumadinho sobre o transporte ferroviário; e a forte queda das exportações, que traz prejuízo para toda a cadeia logística de escoamento de mercadorias brasileiras para o comércio exterior.    

Fonte: Agência CNT de Notícias

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)