Número de atendimentos do Sest Senat cresceu 21% em 2019
O empenho do SEST SENAT em servir o setor de transporte remonta a 1994, ano em que foi inaugurada a unidade pioneira de Vila Jaguara, em São Paulo. Desde então, a entidade vem avançando em quantidade e qualidade, com a expansão e a melhoria da rede e uma oferta cada vez mais diversificada de atendimentos. O ano passado não foi diferente, mas exibiu números excepcionais, que merecem ser destacados.
Entre janeiro e dezembro de 2019, foram realizados 12,8 milhões de atendimentos – 21% a mais do que em 2018. Esse crescimento chama a atenção por dois motivos. Primeiro, porque ele se dá em um momento de “compasso de espera” no país, em que a produção industrial e o mercado de trabalho retomam a tração lentamente. Indicador bastante confiável da pujança econômica é o PIB (Produto Interno Bruto), que não deverá registrar mais do que 1,2% de alta no acumulado do ano.
Segundo, porque os 21% não vieram acompanhados de aumento nos custos da instituição, que ficaram estáveis. A conclusão é que os processos internos se aperfeiçoaram, de modo a entregar uma maior eficiência. “Todo o nosso trabalho está focado em inovação, com otimização dos recursos, melhoria dos processos, transparência na gestão e, cada vez mais, qualificação da mão de obra do setor”, ressalta Vander Costa, presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), dos Conselhos do SEST e do SENAT e do ITL (Instituto de Transporte e Logística).
Ao mesmo tempo, novas instalações foram abertas ao público no período (13, ao todo), dando prosseguimento ao plano do SEST SENAT de capilarizar sua atuação, com presença, também, em municípios menores. “As inaugurações recentes fortaleceram ainda mais a rede nacional de proteção. Considero o momento atual muito auspicioso e vejo que a missão de transformar vidas vem sendo encarada com a maior seriedade por parte dos nossos gestores e colaboradores”, celebra o ex-presidente do Sistema CNT, Clésio Andrade.
É importante lembrar que todos os atendimentos realizados pelo SEST SENAT, tanto em saúde quanto em capacitação profissional, são gratuitos para os trabalhadores do transporte e para os seus dependentes.
Reconhecimento dos empresários
Os bons números exibidos pelo SEST SENAT foram captados pelo Relatório de Atividades 2019. Na parte de educação profissional, eles atestam o empenho da entidade em oferecer um portfólio de cursos pensados para promover soluções inovadoras às demandas dos transportadores, sempre com foco na qualidade dos serviços.
Hoje, por exemplo, a rede mantém 121 simuladores de direção em funcionamento, em todo o Brasil. Utilizado em uma diversidade de treinamentos, o equipamento é a estrela da Escola de Motoristas, que entregou 16,2 mil atendimentos ao longo do ano e que aposta nas capacitações teórica e prática para condutores habilitados nas categorias D ou E. Nesse mesmo sentido, o SEST SENAT desenvolve o projeto Jovem Aprendiz (2,2 milhões de atendimentos) e incentiva que cobradores de ônibus abracem a profissão de motorista (projeto Qualificação de Cobradores, com 3.792 adesões).
Diretor-presidente da Lots Group no Brasil, Huber Mastelari afirma que o know-how do SEST SENAT pode ser aproveitado de muitas formas. Especializada em operações fora de estrada, sobretudo em pedreiras e canaviais, a empresa investe, fortemente, em tecnologia embarcada. “É uma parceria superimportante para nós, investidores. A gente traz equipamentos de última geração e precisa capacitar a equipe local e dar acesso a essas novas tecnologias”, explica. “Eu tive o prazer de conhecer o simulador de vocês. Com ele, é possível trabalhar questões reais sem risco, sendo que um dos pilares da nossa empresa é a segurança”, complementa.
Mastelari observa, ainda, que o trabalho do SEST SENAT é valioso para a qualidade de vida do trabalhador e que isso, em última instância, também se traduz em segurança. “Nós, por exemplo, começamos a detectar fadiga entre colaboradores no terceiro turno (o noturno). Ora, precisamos entender as causas. Podem ser questões de sobrepeso, dificuldade de dormir, má alimentação. Pode, inclusive, ser efeito colateral de um medicamento – descobrimos um caso assim. Então, ter o suporte de nutricionistas e psicólogos é fundamental para a operação”, enfatiza.
Pedro Juliano Eiras, gerente de Operações da Transportadora Translec, chama a atenção para outro aspecto dos serviços prestados pelo SEST SENAT, que é o atendimento aos familiares e dependentes do trabalhador do transporte. “Eu acho que ter essa parceria e essa estrutura, com psicologia, nutrição, fisioterapia, odontologia, dá uma tranquilidade para o nosso colaborador. Ele sabe que tem uma empresa de ponta que pode dar respaldo para o seu familiar. Com isso, a gente agrega bastante à operação e consegue colher bons frutos, seja em retorno financeiro, seja em engajamento de equipe”, detalha.
A palavra dos trabalhadores
O esforço em produzir “mais com o mesmo” não faria sentido se, na ponta, o trabalhador do transporte e suas famílias não fossem contemplados. Ao longo de 26 anos, o sistema construiu uma reputação de serviços de qualidade e atendimento cuidadoso e, hoje, recebe o reconhecimento desses profissionais. Muitos deles tiveram a vida transformada e expressam essa confiança. Nesta edição, trazemos alguns depoimentos marcantes:
“O SEST SENAT é importante para mim porque, sempre que eu preciso, não só quando estou na minha cidade, mas em qualquer lugar onde eu esteja, ele está lá presente. E próximo ou longe, tem sempre um ponto de apoio em que eu consigo buscar tudo do que eu preciso.”
Danielle Alves de Oliveira, caminhoneira
“Eu estava precisando ir ao dentista, com dor no dente. Cheguei à unidade, que tem um setor de odontologia muito bom, e fui tratado muito bem. Fiz uma avaliação e estou marcando várias consultas. Lá também tem nutricionista, e eu estou indo com bastante frequência. A gente acaba se alimentando muito mal na rua – não é aquela comida caseira. Então, o SEST SENAT está sendo muito bom para a gente. São coisas que, às vezes, o governo não oferece. Eu o recomendo muito.”
Alexsandro Silva Santos, taxista
“É importante porque a gente fica muito tempo na estrada. Nas ações do SEST SENAT nas rodovias, a gente é muito bem atendido. A gente passa para medir a pressão, faz exame de sangue para ver se está com diabete. Queira ou não, a gente leva uma vida sedentária, porque motorista trabalha, deita, come, dorme, dirige e acabou. Nisso, o SEST SENAT ajuda muito.”
Antônio Pereira, caminhoneiro
“O SEST SENAT abriu várias portas para mim em relação aos cursos. São cursos muito ricos em conteúdo e realmente te capacitam. O SEST SENAT já tem um nome enorme no mercado, então, só de ter um certificado, já é um grande diferencial. Além do profissionalismo, existem as questões pessoais comportamentais. O diferencial do SEST SENAT é este: a questão do comportamento. Ao ter um bom comportamento e uma boa postura, isso vai te levar a ser um bom profissional.”
Silvano Pinto de Brito, arrumador de carga
Esta reportagem está publicada na edição 289 da revista CNT Transporte Atual