Nova edição do Rodovida traz maior integração entre órgãos do Sistema Nacional de Trânsito

Lançada na quarta-feira (13), a nova edição do programa Rodovida terá ações de fiscalização e atividades educativas de auxílio à redução de mortes e lesões no trânsito. Nesse sentido, o programa trará uma maior integração entre os órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e buscam, pela união de esforços, implementar medidas voltadas à segurança viária nesse período que vai de dezembro de 2023 até o domingo pós-carnaval, em fevereiro de 2024.

“O nosso desafio na Senatran é unir o maior número possível de organizações responsáveis pelo trânsito. Não podemos comunicar somente para o cidadão; precisamos comunicar para o gestor que ele é parte do sistema. Sem a responsabilidade do gestor, nunca conseguiremos resolver”, afirmou o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

Constituído por um conjunto de ações organizadas, coordenadas e integradas por órgãos e entidades de trânsito como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), além de órgãos estaduais e rodoviários de trânsito e os municípios, o programa se encontra integrado às diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

Ações

“Precisamos retomar o Rodovida, que ficou um pouco esquecido nos últimos anos”, disse o ministro interino dos Transportes, George Santoro. “A participação federativa é fundamental para conseguirmos evoluir e trazer a mensagem da importância educativa, da importância de ter cuidado, de ter uma educação de trânsito que evite sinistros”, completou.

Entre as ações e temas que devem ser abordados pela fiscalização e atividades educativas da edição 2023/2024 do Rodovida estão:

• Excesso de velocidade;

• Ultrapassagens proibidas;

• Uso de álcool;

• Descumprimento do tempo de direção dos motoristas profissionais;

• Transporte ilegal de passageiros;

• Não uso do cinto de segurança;

• Transporte inadequado de crianças em veículos automotores;

• Utilização do celular pelos condutores;

• Não uso de equipamento de proteção por motociclistas, como capacete adequado;

• Falta de cuidado com os mais vulneráveis no trânsito (pedestres, ciclistas e motociclistas);

• Uso incorreto da cadeirinha para crianças;

• Condução insegura, especialmente por motofretistas e ciclofretistas.

Além disso, os participantes do Sistema Nacional de Trânsito que integram o programa deverão registrar os resultados das ações em relatórios mensais, a serem apresentados nos respectivos sítios eletrônicos. A Senatran também deverá receber os dados destes relatórios.

 Foto: Marcio Ferreira/MT

Fonte: Ministério dos Transportes

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