Movimentação no setor portuário registra crescimento de 7,9% no segundo trimestre de 2020

O setor portuário brasileiro (portos + terminais privados) movimentou 286,4 milhões de toneladas no segundo trimestre de 2020, o que significou um crescimento de 7,9% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando um acréscimo de 20,9 milhões de toneladas. Os dados são do Boletim Informativo Aquaviário da ANTAQ.  O levantamento traz como destaque a movimentação de granéis agrícolas (açúcar e soja), petróleo e derivados e minério de ferro. Conforme consta no boletim, a demanda chinesa aquecida, o câmbio favorável e a maior produção de combustíveis justificam o desempenho positivo desses produtos.

No primeiro semestre de 2020, o sistema portuário nacional movimentou 538,8 milhões de toneladas, um acréscimo de 4,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Cabotagem

No que tange à navegação, destaque para o decréscimo no segundo trimestre de 6,4% na movimentação de contêineres (em TEU) na cabotagem. O índice de utilização da capacidade da frota de porta-contêineres atingiu o patamar de 58,3% em maio de 2020, menor valor do ano, frente ao patamar máximo 77,4% em março. Isso mostra um desaquecimento no transporte de contêineres nesse modal. Ainda assim, houve, no trimestre, um crescimento de 3,4% na movimentação de cargas provenientes ou destinadas à navegação de cabotagem em relação ao primeiro trimestre de 2019. Já o transporte de cargas na cabotagem cresceu 9%, tendo sido transportados 45,3 milhões de toneladas no segundo trimestre de 2020.

No semestre, a movimentação (em TEU) de contêineres na cabotagem apresentou um crescimento de 4,3% em relação ao primeiro semestre de 2019.

Fonte: Antaq

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)