Ministério do Meio Ambiente lança iniciativa para incentivar a renovação de frota

O Ministério do Meio Ambiente lançou a iniciativa Renovar Frota +Verde, que tem como objetivo a substituição de veículos antigos e altamente poluentes por aqueles mais modernos e sustentáveis. A portaria que traz as regras dessa ação foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) do último dia 18 e leva em consideração as políticas nacionais sobre Meio Ambiente, Mudança do Clima, o Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária e o Programa Nacional de Crescimento Verde.



Enquanto as montadoras ao redor do mundo aceleram o lançamento de novos veículos 100% elétricos ou a hidrogênio verde, o Brasil vê sua frota de veículos envelhecer. São quase 1 milhão de caminhões com mais de 30 anos ainda em circulação. No caso dos veículos leves, mais da metade, cerca de 26 dos 45 milhões, têm mais de 10 anos. A idade média dos automóveis comuns é de 18,7 nos; dos caminhões, é de 22,5 anos; no caso dos ônibus, a média é de 16 anos. O cenário é semelhante para motores estacionários, tratores e embarcações.



Incentivar a renovação é importante e vai ao encontro das políticas de redução de emissões de carbono e outros gases causadores do efeito estufa. O quilômetro rodado em veículos mais modernos, que possuem dispositivos para a redução de emissões e têm mais eficiência energética, gera menos poluentes e reduz a incidência de acidentes que possam causar impactos ambientais.



A ação disposta na portaria também tem como finalidade combater o descarte incorreto de motores, veículos e peças, óleos lubrificantes, baterias, peças e componentes. Também incentiva a reciclagem, a recuperação de sucata e a economia circular.



O Renovar Frota +Verde buscará a captação de recursos internacionais, a fim de fortalecer o financiamento climático para o setor privado e irá incentivar o uso de combustíveis renováveis, como o etanol, biometano e biodiesel.



A iniciativa vai implementar a concessão de bônus na aquisição de máquinas e equipamentos novos, fomento à criação de um fundo garantidor e disponibilização de linhas de crédito diferenciadas, com taxas de financiamento reduzidas.



Fonte: Ministério do Meio Ambiente


Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)