Mercado de trabalho do transporte no Brasil segue em ascensão em 2022

O setor do transporte registrou 21.523 postos de trabalho ocupados, na diferença entre contratações e desligamentos ocorridos de janeiro a março deste ano. A análise da evolução do mercado de trabalho faz parte do Radar CNT do Transporte – Caged 1º Trimestre 2022, publicado na segunda-feira, 02/05, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).



O levantamento tem por base os dados do Painel CNT do Emprego no Transporte. São Paulo lidera o ranking, com saldo de 9.054 empregos, entre contratações e desligamentos ocorridos no mesmo período. Por outro lado, Alagoas apresentou o pior resultado, com perda de 783 vagas.



Ao se observar a movimentação de vagas nos três primeiros meses de 2022 para os diferentes segmentos, em âmbito nacional, o transporte rodoviário de cargas lidera o número positivo de ocupações, com 14.290 postos de trabalho. Na contramão, destaca-se o ferroviário de carga (-281) no mesmo período.



Na comparação do primeiro trimestre de 2022 com o mesmo período de 2021, os segmentos de transporte de passageiros apresentaram melhora, com destaque para o rodoviário de passageiros urbano, que passou de um saldo negativo de 10.640 no 1º trimestre de 2021 para um positivo de 2.055 postos no primeiro trimestre de 2022.



A análise da CNT tem por base as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência.



Fonte: Agência CNT Transporte Atual 


Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)