Investimento público em infraestrutura de transporte em 2019 é o menor em 12 anos

Boletim Economia em Foco, da CNT, mostra que o valor correspondeu a apenas 0,14% do PIB brasileiro

A mais nova edição do boletim Economia em Foco, da CNT, mostra que, em 2019, o investimento em infraestrutura de transporte promovido pelo governo federal correspondeu a apenas 0,14% do PIB do país, o menor percentual registrado nos últimos 12 anos. Publicado nesta quarta-feira (25), o documento revela que, com o resultado, o indicador se mantém em uma trajetória de queda praticamente contínua desde 2011, após registrar um pico de 0,40% no ano anterior.

De acordo com o boletim, as maiores quedas de investimento no período foram registradas nos modais rodoviário e aquaviário. No caso do ferroviário, a trajetória de queda desse investimento se deu a partir de 2015. Já no transporte aéreo, houve redução entre 2015 e 2017, voltando a subir a partir de 2018.

A publicação destaca que o programa de concessões para atração de investimentos privados em infraestrutura de transporte é fundamental para o desenvolvimento do setor. Além disso, afirma que o governo federal deve continuar nessa linha pelos próximos anos. Entretanto, ressalva que a redução dos investimentos públicos a valores mínimos históricos compromete os resultados. “O caminho mais pragmático e eficiente para superar as restrições de infraestrutura do país é a combinação integrada e complementar dos investimentos públicos e privados.”

Fonte:  Agência CNT de Notícias - 30/03/2020 

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)