Índice ABCR sobe 2,2% em agosto

O índice ABCR referente a agosto de 2021 apresentou crescimento de 2,2% no comparativo com julho, considerando os dados dessazonalizados. O fluxo pedagiado de veículos leves apresentou avanço de 3,8% e o fluxo de pesados, crescimento de 1,3%. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias juntamente com a Tendências Consultoria Integrada.



Comparado ao mesmo período de 2020, o índice total avançou 9,5%. O fluxo pedagiado de veículos leves registrou avanço de 11,2%, enquanto o fluxo de pesados cresceu 5,3%.



Nos últimos doze meses, o índice total acumula avanço de 5,8%, fruto do avanço de 8,6% dos veículos pesados e de 4,8% dos veículos leves.



“Os últimos resultados confirmam a trajetória positiva para o fluxo de veículos leves, impulsionada pela melhora do quadro sanitário nas principais regiões do País. Neste sentido, é possível observar a diferença de velocidade de recuperação entre os segmentos. Após atingir o pior momento da série em abril de 2020 (ficando 51,9% abaixo do patamar verificado em fev/20), a retomada do trânsito de leves ocorre de forma gradual, acompanhando a reabertura da economia e a flexibilização de medidas de isolamento social”, afirma Andressa Guerrero, analista da Tendências Consultoria. “Na comparação anual, o destaque positivo também está no âmbito de veículos leves. A melhora da percepção dos agentes, diante do achatamento da curva de mortes e novos casos da Covid-19, promove um cenário mais benigno para os indicadores de mobilidade. Já o fluxo de pesados mantém variações menores, em linha com as limitações ocasionadas pelo campo industrial, principalmente, e por efeitos da condição climática sobre a produção agropecuária.”, conclui.



Fonte: ABCR e Tendências


Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)