Governo publica MP que facilita acesso a crédito para empresas pequenas e médias

A Medida Provisória nº 975 de 1º de junho de 2020, instituí o Programa Emergencial de Acesso a Crédito, sob a supervisão do Ministério da Economia, com o objetivo de facilitar o acesso a crédito por meio da disponibilização de garantias e de preservar empresas de pequeno e de médio porte diante dos impactos econômicos decorrentes da pandemia de coronavírus (covid-19), para a proteção de empregos e da renda.

O Programa Emergencial de Acesso a Crédito é destinado a empresas que tenham sede ou estabelecimento no País e tenham auferido no ano-calendário de 2019 receita bruta superior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) e inferior ou igual a R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais).

Nas operações de crédito contratadas no âmbito do Programa Emergencial de Acesso a Crédito, os agentes financeiros ficam dispensados de observar as seguintes disposições:

- Certidões Negativas junto a Justiça do Trabalho;

-Certidão Negativa junto a Justiça Eleitoral;

-Certidão Negativa de inscrição de dívida ativa da União, fornecida pela Procuradoria da Fazenda Nacional;

-Certificado de Regularidade do FGTS;

-Certidão Negativa de Débito ao INSS;

-Certidão Negativa de Débito ao FGTS;

-Certidão Negativa de Débito do ITR, relativos a imóveis rurais;

-Consulta prévia ao CADIN, Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal.

 A medida atende demanda realizada pela CNT em reuniões com o Ministério da Economia e o BNDES em virtude do enfrentamento dos impactos econômicos da pandemia.

Fonte: CNT

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)