Governo Federal entrega travessia que beneficia quase 1 milhão de pessoas no interior paulista

Cerca de 1 milhão de pessoas serão diretamente beneficiadas com a entrega do Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, da nova travessia urbana na rodovia Transbrasiliana, a BR-153/SP, em São José do Rio Preto (SP). A inauguração ocorreu nesta quinta-feira (24), em cerimônia que contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

“O empreendimento que entregamos hoje é de extrema importância para a logística do país, agregando desenvolvimento ao pujante interior de São Paulo e a ligação aos estados vizinhos, como Minas Gerais e Paraná. São novas pistas e novas estruturas que beneficiam moradores da região metropolitana de São José do Rio Preto e todos os motoristas que passam por aqui com conforto e segurança”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Os trabalhos foram executados pelas equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), entre os kms 54,3 e 72,1 da estrada, totalizando 17,8 quilômetros de extensão. Além da duplicação e da restauração, as intervenções incluem 13 viadutos e uma ponte, bem como oito passarelas de pedestres. Os investimentos somam R$ 268,5 milhões e beneficiam diretamente quase 1 milhão de pessoas que moram na região metropolitana de São José do Rio Preto.

Localizado no noroeste do estado de São Paulo, o município fica a 442 quilômetros da capital, e exerce influência direta sobre uma região com mais de 100 cidades. Sua população estimada é de 460 mil habitantes e tem sua história econômica por muito tempo ligada à cafeicultura. Hoje, é um dos principais polos industriais, culturais, educacionais e de serviços do interior paulista.

Integração nacional

Trata-se de obra estratégica numa das principais vias de integração do país. Em virtude da ligação Norte-Sul de São Paulo com os estados de Minas Gerais e Paraná, a rodovia apresenta uma significativa importância no trajeto de viagens interestaduais. Também se destaca pelo tráfego intenso de veículos de carga, com destaque para o escoamento das produções agrícolas do Centro-Sul para o Porto de Paranaguá (PR). Cerca de 81 mil veículos percorrem diariamente a estrada – os veículos comerciais de cargas respondem por 12% desse volume.

O trecho urbano de São José do Rio Preto tem uma situação especial, uma vez que o tráfego de longa distância se soma a uma parcela significativa de tráfego urbano. O resultado é um fluxo de veículos bastante intenso com elevado índice de acidentes e congestionamentos na via em horários de pico – riscos que serão minimizados com a duplicação da BR-153/SP.

Durante a execução dos serviços, a obra fomentou a geração de empregos – com cerca de 200 trabalhos diretos – e vai potencializar a criação de novos postos de trabalho após a conclusão, devido à valorização do entorno, impulsionando o desenvolvimento regional.

*Com informações da Coordenação-Geral de Comunicação Social do DNIT

Foto: Divulgação/DNIT

Fonte: Ministério da Infraestrutura

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)