GIA-SP 2023: A Espera Acabou

Parece que finalmente a espera acabou!

Através da Resolução SRE nº 20/2023 o Estado de São Paulo divulgou as regras para a Dispensa da GIA-SP, prevista no Decreto nº 67.568/2023.

Regras da Dispensa da GIA-SP

Os termos da dispensa da GIA-SP no Estado de São Paulo foram formalizados e vão seguir as seguintes regras:

1) A partir da data da concessão da inscrição estadual, para todas as inscrições estaduais concedidas a partir de 1º de abril de 2023, desde que se trate de único estabelecimento do CNPJ base ou de nova filial de CNPJ base já dispensado anteriormente;

2) Contribuintes que tenham sido notificados da dispensa da apresentação da GIA pela Secretaria da Fazenda e Planejamento via Domicílio Eletrônico do Contribuinte – DEC.

Em relação ao item 2, os contribuintes que atenderem às seguintes condições para todas as inscrições estaduais do mesmo CNPJ base:

a) Não tenha sido registrada omissão de apresentação da GIA-SP e da EFD-ICMS/IPI (SPED Fiscal) do mês de janeiro de 2022 em diante;

b) Não tenha sido constatada divergência nas informações apresentadas na GIA-SP e na EFD-ICMS/IPI, nos últimos 12 (doze) meses, ou tal divergência tenha sido inferior ao valor correspondente a 3 (três) UFESPs, ou seja, R$ 102,78 (cento e dois reais e setenta e oito centavos) conforme o link da legislação clicando aqui.

Mais segurança para a entrega da GIA-SP

Como garantir que seu estabelecimento não registre omissões na apresentação da GIA-SP e da EFD-ICMS/IPI? E como garantir que não seja apresentadas diferenças entre GIA e EFD?

O Kolossus, que possui os aplicativos e regras de auditoria necessárias para certificar que sua empresa atenda estes requisitos de dispensa da GIA e garantir a classificação A + no programa “Nos Conformes”.

Para testar o Kolossus o módulo de aplicativos e regras de auditorias, clique aqui e fale com um de nossos consultores.

Resolução SRE nº 20/2023 na íntegra

Altera a Portaria CAT 92/1998, de 23 de dezembro de 1998, que implanta e uniformiza procedimentos relativos ao sistema eletrônico de serviços dos Postos Fiscais Administrativos do Estado.

O Subsecretário da Receita Estadual, tendo em vista o disposto no artigo 24 do Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – RICMS, aprovado pelo Decreto 45.490, de 30 de novembro de 2000, expede a seguinte portaria:

Art. 1º Passam a vigorar, com a redação que se segue, os dispositivos adiante indicados do Anexo IV da Portaria CAT 92/1998, de 23 de dezembro de 1998:

I – o ” caput ” do artigo 1º, mantidos os seus incisos:

“Art. 1º O contribuinte inscrito no Cadastro de Contribuintes do ICMS e obrigado à escrituração de livros fiscais deverá declarar, no prazo referido no artigo 20, em Guia de Informação e Apuração do ICMS – GIA ou por meio da Escrituração Fiscal Digital – EFD, as seguintes informações econômico – fiscais, segundo o regime de apuração do imposto a que estiver submetido ou conforme as operações ou prestações realizadas no período:” (NR);

II – o ” caput ” do artigo 20:

“Art. 20. Excetuadas as hipóteses expressamente previstas na legislação, a GIA disciplinada neste anexo será apresentada até o dia 20 (vinte) do mês subsequente ao da apuração.” (NR).

Art. 2º Fica acrescentado, com a redação que se segue, o § 4º ao artigo 1º do Anexo IV da Portaria CAT 92/1998, de 23 de dezembro de 1998:

“§ 4º Ficam dispensados de apresentar a GIA referente às operações ou prestações realizadas:

1 – a partir da data da concessão da inscrição estadual, para todas as inscrições estaduais concedidas a partir de 1º de abril de 2023, desde que se trate de único estabelecimento do CNPJ base ou de nova filial de CNPJ base já dispensado anteriormente;

2 – a partir do 1º dia do mês seguinte à notificação de que trata a alínea “c”, os demais contribuintes que atenderem as seguintes condições para todas as inscrições estaduais do mesmo CNPJ base:

a) não tenha sido registrada omissão de apresentação da GIA e da EFD do mês de janeiro de 2022 em diante;

b) não tenha sido constatada divergência nas informações apresentadas na GIA e na EFD, nos últimos 12 (doze) meses, ou tal divergência tenha sido inferior ao valor correspondente a 3 (três) UFESPs;

c) tenham sido notificados da dispensa da apresentação da GIA pela Secretaria da Fazenda e Planejamento via Domicílio Eletrônico do Contribuinte – DEC.” (NR).

Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Fonte: Asis Projetos

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)