FETCESP e SEST SENAT: Ampliação da frota do Programa Despoluir
No último dia (30), no SEST SENAT de Praia Grande, foi realizada a entrega oficial da nova unidade de atendimento do Programa Despoluir, fortalecendo e ampliando o alcance do projeto. Com este novo veículo, a FETCESP passa a contar com 9 unidades para atendimento em todo o estado de São Paulo, assegurando maior cobertura e eficiência no suporte às empresas comprometidas com a sustentabilidade ambiental.
O Programa Despoluir, criado pela CNT e SEST SENAT em 2007, é operacionalizado por federações e sindicatos do setor rodoviário de cargas em cada estado. Seu objetivo principal é a melhoria da qualidade do ar por meio da regularização ambiental de veículos a diesel. A ação mais significativa do programa é a Avaliação Veicular Ambiental, que mede os índices de emissão de fumaça preta, permitindo que empresas e motoristas autônomos identifiquem impactos atmosféricos em excesso.
Cada veículo aferido recebe um laudo técnico que evidencia os níveis de emissões, e aqueles que são aprovados recebem o Selo de Aprovação do Programa Despoluir. Desde sua criação, o programa já realizou mais de 4,5 milhões de aferições e atendeu mais de 27 mil empresas, com mais de 20 mil avaliações sendo feitas anualmente apenas no estado de São Paulo.
Além disso, o Programa Despoluir é credenciado pela CETESB e integra o Programa de Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel (PMMVD), que incentiva a manutenção adequada dos veículos e oferece redução de até 70% em multas por emissão excessiva de fumaça. Essa iniciativa é um importante passo para a promoção de práticas sustentáveis no setor.
Segundo o engenheiro ambiental e coordenador do Programa Despoluir, Flávio Teixeira Júnior, “essa nova unidade reforça o compromisso do setor de transporte com a pauta ambiental, promovendo práticas mais sustentáveis e alinhadas às exigências globais.”
Com a chegada de uma nova Unidade Móvel do Programa Despoluir à Baixada Santista, a FETCESP ampliará ainda mais sua atuação. A unidade atenderá 11 municípios do litoral paulista e será gerenciada pelo Sindisan, com a expectativa de realizar cerca de 3.000 avaliações anualmente.
Imagem: Divulgação Fonte: FETCESP