EPL inicia estudos para concessão de mais de 4 mil quilômetros de rodovias federais

Ministro da Infraestrutura participou de reunião de trabalho nesta segunda-feira (22) e cobrou celeridade para realizar leilões em 2022



Reunião na segunda-feira (22), com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, marcou o início do trabalho para estruturar a concessão de mais de 4 mil quilômetros de rodovias federais, localizadas em oito estados. Objetivo do governo é repassar as estradas à iniciativa privada até o final de 2022.



Os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental foram encomendados pelo Ministério da Infraestrutura à Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e envolvem o levantamento de informações de tráfego, de demanda, de operação, de engenharia, de modelagem econômico-financeira e análise jurídica. Serão contemplados os lotes BR-155/158/MT/PA, BR-135/316/MA/PI, BR-163/MS, BR-060/153/262/DF/GO/MG e BR-040/DF/GO/MG.



Durante reunião, foi apresentada a metodologia e o cronograma de execução das atividades pela EPL e pelo consórcio contratado para auxiliar no trabalho de campo. O ministro cobrou atenção especial para os detalhes do projeto e a importância da celeridade na entrega dos documentos, que formatado. “O tempo é curto, por isso o cronograma deve andar muito ajustado”, destacou o ministro, para quem o projeto é uma prioridade máxima do ministério.



“Esse é um dos maiores projetos do Governo Federal e o mais importante da EPL. Vamos fazer todo o possível para garantir a execução dos estudos dentro do previsto”, disse o diretor-presidente da estatal, Arthur Lima.



Confira os trechos que estão em fase de estudos:



BR-155/158/MT/PA – Entre os municípios de Ribeirão Cascalheiro/MT e Marabá/PA, com 1.067,9 km de extensão. A rodovia constitui importante rota de escoamento da produção de grãos do nordeste de Mato Grosso, integrando a região à ferrovia Carajás e permitindo a exportação da produção pelo Porto de Itaqui, no Maranhão.



BR-135/316/MA/PI – Entre os municípios de São Luís/MA e Teresina/PI, com 450,6 km de extensão. A região é considerada a grande fronteira agrícola nacional da atualidade e apresenta crescimento expressivo na produção agrícola, principalmente de soja e milho, contribuindo para o desenvolvimento regional do Norte e Nordeste do país.



BR-163/MS – Entre os municípios de Mundo Novo/MS e Sonora/MS, com 845,9 km de extensão.



A rodovia tem papel fundamental no comércio, no turismo e principalmente na logística de transporte da agroindústria, pois é o principal corredor de exportação do estado do Mato Grosso do Sul para atingir os portos dos estados do Paraná e de Santa Catarina.



BR-060/153/262/DF/GO/MG – Entre Brasília/DF e Betim/MG, com 1201,1 km. A rodovia faz a ligação do extremo oeste do Mato Grosso do Sul com a capital federal, sendo eixo de ligação regional Goiânia-Anápolis-Brasília.



BR-040/DF/GO/MG – Entre Brasília e Juiz de Fora (MG), com 674,4 km. Atualmente concedida, a relicitação da rodovia pretende garantir a continuidade dos serviços operacionais e obras de recuperação, manutenção, monitoração, ampliação de capacidade e melhorias no trecho.



Fonte: Ministério da Infraestrutura


Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)