Diretoria da FETCESP analisa vários temas de interesse do setor

Diretores e presidentes de entidades participaram da reunião da FETCESP hibrida realizada na quinta-feira (24 de março). O presidente da FETCESP, Carlos Panzan, abordou diversos temas para avaliação dos integrantes da diretoria e assessores. 

O presidente do SINDETRAP, Luis Guilherme Schnor, participou da reunião presencial e os diretores Aldo Evandro Zulini e Salvador José Cassano de forma online.  

O aumento do preço do diesel e seus efeitos nos custos dos transportes foi comentado. Na ocasião Carlos Panzan alertou sobre a necessidade de repasses dos aumentos dos custos nos fretes para assegurar a sobrevivência das empresas. “Um comunicado foi enviado ao mercado destacando que aumento do preço do diesel de 10 de março último, da ordem de 24,9%, acarreta a necessidade de reajuste adicional no frete de, no mínimo, 8,75%. Este fator deve ser aplicado emergencialmente nos fretes, acumulando um reajuste total de 28,96% na carga fracionada e 38,82% na carga lotação, levando-se em conta defasagem verificada no Conet em fevereiro”.

Outro assunto analisado foi a entrada em vigor no estado de São Paulo do DIFAL a partir de 01 de abril, nas operações e prestações iniciadas por contribuintes de outros estados.  A expectativa é que o Supremo Tribunal Federal (STF) se posicione sobre o assunto.

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n.º 110/2019, mantendo a instituição de novas regras de compensação de créditos tributários, também foi abordada. O presidente da FETCESP, Carlos Panzan, informou que a Confederação Nacional do Transporte já manifestou preocupação com texto que vai dificultar a compensação de créditos tributários do setor transportador.

Outo tema se referiu as medidas de proteção a covid-19 determinadas pelo Ministério do Trabalho que ainda estão em vigor no ambiente das empresas, apesar da flexibilização adotada pelos governos estadual e municipal.

A programação do 16º Congresso Paulista do TRC que será realizado de 09 de 12 de junho no Grande Hotel Campos do Jordão também foi apresentada para a diretoria.

O presidente da FETCESP comentou que o Sest Senat São Paulo deve assinar convenio com o Governo do Estado para oferecer mais de 14 mil vagas de cursos através das unidades.

Fonte: FETCESP

 

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)