Copom mantém taxa Selic em 13,75% ao ano; patamar é o mesmo desde agosto

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) publicou, nesta quinta-feira, 27, análise sobre a manutenção da meta da taxa básica de juros da economia brasileira (Selic) em 13,75% ao ano. Esse patamar elevado de juros impacta diretamente os negócios dos transportadores, no que se refere ao custo dos financiamentos para a compra de veículos e equipamentos, bem como para capital de giro para a atividade. Além disso, o alto custo do crédito influencia na captação de recursos para investimentos em infraestruturas de transporte, o que preocupa o setor.



Apesar da queda no acumulado em 12 meses, que se observa desde junho, o Comitê de Política Monetária (Copom) justificou que a decisão ocorreu em função de a inflação continuar elevada em 2022 e de as expectativas para 2023 e 2024 estarem acima da meta estabelecida. O Comitê avalia que permanecem fatores de risco, como a persistência de pressões inflacionárias em outros países, a incerteza sobre o cenário fiscal do país e a manutenção das desonerações sobre combustíveis e energia a partir de 2023, que contribuiu significativamente para a queda de preços nos últimos meses.



A avaliação detalhada está publicada no Radar CNT do Transporte – Copom/Selic Outubro/2022.



 



onte: Agência CNT Transporte Atual


Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)