Câmara aprova retorno do voto de qualidade

A CNT possui posição divergente sobre o retorno do voto de qualidade no caso de empate nos julgamentos administrativos no âmbito do Carf



A Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 7, o projeto de lei que estabelece o retorno do voto de qualidade no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais). Com a aprovação, o representante da Fazenda Nacional será sempre o responsável pelo voto de desempate nos casos julgados pelo Conselho. A proposta foi aprovada com base no texto substitutivo do relator, deputado Beto Pereira (PSDB-MS), e agora será enviada para apreciação do Senado Federal.



No texto aprovado, o relator incorporou parcialmente ao Projeto de Lei (PL) 2.384/2023, do Poder Executivo, o acordo entre o governo federal e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) sobre o tema, que prevê a redução de multas e juros para o pagamento de dívidas em ações julgadas pelo Carf com desempate a favor da União. A retirada das multas e juros foi uma forma encontrada de amenizar o impacto negativo que o retorno do voto de minerva irá gerar nas empresas com ações em julgamento. 



A CNT questiona a legalidade e a constitucionalidade do retorno do voto de qualidade, o que vai de encontro ao entendimento do Judiciário e à opção anterior do próprio Legislativo, ante a clara ofensa ao pacto federativo e aos princípios democráticos consolidados na Constituição, em especial no que tange à repartição entre poderes (art. 2º da Constituição).



O relator atendeu a um dos pleitos da Confederação, e retirou a limitação de acesso ao Carf para o contencioso de baixa complexidade. O texto do governo subia o valor mínimo de ingresso com ação no Carf para 1.000 salários-mínimos.



Por solicitação da CNT o deputado José Nelto (PP/GO) apresentou a emenda de Plenário nº 55, com o objetivo de evitar a aplicação do voto de qualidade nos processos em julgamento no Conselho até a data da publicação nova norma. A emenda, porém, não foi acatada pelo relator e não houve possibilidade de destaque de Plenário.



Fonte: Agência CNT Transporte Atual



 


Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)