CRLV digital já está disponível em São Paulo

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), em parceria com o Serpro e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), lançou em dezembro de 2019, a versão eletrônica do documento do veículo no estado. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV) está disponível juntamente com a CNH Digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne os dois documentos de porte obrigatório no trânsito.

Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico. Para ter o documento digital, o proprietário tem que ter pago o licenciamento do veículo de 2019 e fazer o download do aplicativo CDT, disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store. O cadastramento do veículo pode ser realizado no próprio aplicativo e tanto a CNH quanto o CRLV digital poderão ser acessados mesmo off-line, ou seja, sem internet.

São Paulo é o 22° estado a garantir essa tecnologia aos seus mais de 27 milhões de proprietários de veículos, o que corresponde a 27% dos veículos licenciados no Brasil e que, a partir de agora, podem usufruir da facilidade que já faz parte da rotina de mais de 1,1 milhão de usuários em todo o país.

Tudo em um só aplicativo

A Carteira Digital de Trânsito oferece, além das versões eletrônicas da CNH e do CRLV, várias funcionalidades que facilitam a vida do cidadão. Pelo aplicativo, o motorista pode ser avisado quando a habilitação vencer ou ser comunicado com avisos de recall para realizar algum reparo no veículo que apresente defeito de fábrica, evitando colocar em risco a saúde e a segurança do cidadão. As infrações de trânsito cometidas pelo motorista também podem ser consultadas no aplicativo.

Compartilhamento

Outra facilidade do aplicativo é permitir que o documento do veículo digital seja compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, desde que ela já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT. O compartilhamento pode ser realizado para até cinco usuários ao mesmo tempo. Quem recebe o CRLV digital não consegue exportar ou compartilhar o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, é só cancelar a opção no aplicativo.

Segurança

O documento digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que já possuam leitor por biometria.

A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito. O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH Digital é 100% online, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran de seu estado.

Como obter?

 

É simples, rápido e fácil

1. Instale o aplicativo "CDT - Carteira Digital de Trânsito" no seu smartphone, fazendo o download gratuitamente nas lojas Google Play e App Store.      

2. Cadastre o usuário:

Uma vez instalado o app, abra e selecione: “Entrar com gov.br”;

Na tela seguinte, informe o CPF e selecione “Próxima" (Tela do Gov.br);

Na próxima tela, deverá ser informada a senha do usuário. Caso o usuário não possua conta no Gov.br, deverá criar uma conta. Após criar a conta, deve retornar ao aplicativo e clicar em “Entrar com gov.br”.

Baixar o CRLV Digital

Após o login, selecione a opção “Veículos”. Em seguida, informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (antigo DUT). Depois, selecione incluir. Pronto está disponibilizado o CRLV Digital em seu smartphone.

Baixar a CNH Digital

Após o login, selecione a opção “Habilitação”. Em seguida, selecione “Toque aqui para adicionar a sua CNH”.

Não estando habilitado, o usuário deve optar por um módulo de autenticação, são eles: “Validação pelo celular (Validação Facial), Certificado Digital (Portal de Serviços Denatran), Sem certificado digital (Validação de balcão do Detran).

Uma vez feita a opção pela validação facial, o usuário deverá:

- Informar o CEP à época da emissão da CNH Física;

- Efetuar a leitura do QR Code;

- Realizar a Validação Facial, atendendo às solicitações do aplicativo;

- Ao final da validação facial, informar o número do telefone;

- Pronto! Está disponibilizada a CNH Digital em seu smartphone.

Atenção! Se você já era usuário do antigo aplicativo “CNH Digital”, basta atualizá-lo que você já terá o app da CDT - Carteira Digital de Trânsito com a sua CNH disponibilizada automaticamente.

Fonte: Assessoria de Imprensa Serpro - 07/01/2020

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)