CNT lança ferramenta interativa para consulta de dados sobre o transporte ferroviário de cargas

Indicadores revelam que, em abril, no auge da crise, o setor chegou a transportar 19,8% a mais (em TU) do que no mesmo período do ano passado



A CNT (Confederação Nacional do Transporte) lançou o Painel CNT do Transporte - Modal Ferroviário, mais uma ferramenta para a consulta dinâmica de indicadores e análise de informações do setor transportador. A partir do painel, pode ser observada a movimentação de carga por trens desde 2006 até agosto de 2020. Estão disponíveis comparativos tanto em toneladas úteis (TU) quanto em toneladas-quilômetro-útil (TKU). Entre outras saídas, é possível comparar o volume transportado por concessionária; observar quais terminais de origem têm maior fluxo; ou, ainda, identificar que tipo de carga é mais movimentado sobre trilhos.



Acesse o Painel CNT do Transporte - Modal Ferroviário



Ao consultar o painel, constata-se que, de janeiro a agosto de 2020, a movimentação no estado do Pará foi responsável por 38,6% do volume total de carga transportada atualmente no país. Minas Gerais tem aproximadamente a mesma contribuição, com 38,3% do total. Também é relevante notar que a maior parte dos carregamentos é operada por três concessionárias: EFC, MRS e EFVM. Juntas, elas transportaram cerca de 238 milhões de toneladas úteis (77% do total) de janeiro até agosto de 2020.



“O Painel CNT do Transporte - Modal Ferroviário dá visibilidade a esse importante tipo de transporte, que vem performando de modo excepcional nos últimos anos e que se sobressai, mesmo agora, apesar dos efeitos da crise sanitária sobre a economia do país”, exalta o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Vander Costa. “Essa é mais uma ferramenta lançada pela Confederação Nacional do Transporte com indicadores e dados que são de extrema importância tanto para os formuladores de políticas públicas quanto para os empresários, que querem informações atualizadas e precisas para a tomada de decisões e a formulação de estratégias”, acrescenta o presidente.



Além do Painel CNT do Transporte - Modal Ferroviário, já foram disponibilizados o Painel do Transporte – Aéreo e o Painel CNT do Transporte – Aquaviário.



Alguns dados de destaque extraídos do Painel CNT do Transporte - Modal Ferroviário



- Em termos de toneladas úteis, o melhor mês do ano para o transporte ferroviário de cargas foi agosto, com 48.266.623 de TU.



- A partir da evolução mensal da carga movimentada, verifica-se que, entre janeiro e agosto de 2020, o setor registrou uma queda de 5,5% em TU em comparação ao mesmo período do ano anterior e, em TKU, houve um recuo de 4%.



- Apenas dois terminais de origem – Carajás e Serra Sul, ambos no Pará – despacharam 38,5% de toda a carga movimentada sobre trilhos no país até agosto deste ano, o equivalente a mais de 119 milhões de toneladas úteis.



- A partir da análise por tipo de mercadoria, observa-se que o minério de ferro corresponde a 71,3% de todo o volume transportado em 2020, o que equivale a 220,7 milhões de TU. Em segundo lugar, aparece a soja, responsável por 8,6% da tonelagem. O açúcar é a terceira mercadoria mais transportada, com 2,8%. Esses números ajudam a traçar o perfil da pauta exportadora brasileira.



Por Agência CNT Transporte Atual


Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)