Aprovado programa de apoio a micro e pequenas empresas

O Senado Federal aprovou, na sexta-feira (24), o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), que prevê a oferta de crédito mais acessível às microempresas, com faturamento bruto anual de até R$ 360 mil, e às empresas de pequeno porte, com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Os empresários poderão solicitar empréstimos de valor correspondente a até 30% de sua receita bruta obtida no ano de 2019.

A proposição determina que, durante a vigência do empréstimo, a empresa deverá manter, pelo menos, a mesma quantidade de empregos existente na época da assinatura do crédito.

Conforme o texto, os empréstimos poderão ser solicitados em qualquer banco privado participante e no Banco do Brasil, que coordenará a garantia dos empréstimos.

A proposta original é de autoria do senador Jorginho Mello (PL/SC) e em parte se assemelha a Medida Provisória (MPV) nº 944/2020, que instituiu o Programa Emergencial de Suporte a Emprego.

O projeto - relatado pela senadora Katia Abreu (PP/TO) - segue para sanção presidencial. O presidente Jair Bolsonaro terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar - total ou parcialmente - a matéria.

Fonte: Agência CNT de Notícias - 27/04/2020

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)