Apesar de queda em dezembro, Indice ABCR cresce 3,6% em 2019

Índice ABCR cai 1% em relação a novembro

O índice ABCR de atividade referente a dezembro de 2019 apresentou queda de 1,0% no comparativo com novembro, considerando os dados dessazonalizados. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias - ABCR juntamente com a Tendências Consultoria Integrada.

Mantida a comparação mensal dessazonalizada, o índice de fluxo pedagiado de veículos leves apresentou queda de 0,5%, enquanto pesados caiu 1,9%. “Em 2019, os indicadores de fluxo de pedágio acumularam crescimento disseminado entre tipos de veículos e, ainda que de forma heterogênea, regionalmente”, diz Thiago Xavier, analista da Tendências Consultoria. “A dinâmica é influenciada pelo quadro de retomada econômica ao longo do ano. Considerando a perspectiva de maior crescimento da economia brasileira neste ano, a expectativa é de ganhos adicionais em 2020”, explica ele.

Comparado ao mesmo período de 2018, o índice total cresceu 1,1%. O fluxo pedagiado de veículos leves registrou alta de 0,9%, enquanto o fluxo de pesados cresceu 1,7%. Dessa forma, no acumulado do ano, houve expansão de 3,6% do índice total, dinâmica que reflete o crescimento totalizado tanto por leves como pesados, os quais acumulam ganhos de 3,5% e 4,1%, respectivamente. “Especificamente quanto a dezembro, houve perdas disseminadas nos indicadores de fluxo, considerando a série dessazonalizada. Tal resultado parece representar certa devolução dos maiores ganhos especificamente em setembro e outubro, e não uma reversão da tendência recente de maior crescimento”, esclarece o analista.

 

Índice ABCR Brasil

Período

LEVES

PESADOS

TOTAL

Dezembro/19 sobre Dezembro/18

0.9%

1.7%

1.1%

Dezembro/19 sobre Novembro/19 c/ ajuste sazonal

-0.5%

-1.9%

-1.0%

Últimos doze meses

3.5%

4.1%

3.6%

Acumulado no ano (Jan-Dez/19 sobre Jan-Dez/18)

3.5%

4.1%

3.6%

 

 Fonte: ABCR e Tendências

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)