ANTT renova concessão ferroviária da Malha Paulista

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestes) e a empresa Rumo assinaram, na quarta-feira (27), um novo contrato de concessão da Malha Paulista. Desse modo, antecipou-se a renovação, que ocorreria em 2028. O negócio foi acertado mediante o compromisso da concessionária em realizar investimentos na ordem de R$ 6 bilhões, que envolvem não apenas obras, mas a aquisição de trilhos, vagões e locomotivas. A expectativa é que a ferrovia tenha sua capacidade de transporte de carga aumentada dos atuais 35 para 75 milhões de toneladas.

A assinatura foi comemorada pelo Ministério da Infraestrutura. “A vantajosidade da renovação antecipada ficou demonstrada e atestada pelo TCU ao longo desses anos de tramitação do processo, o que revela que a infraestrutura tem sido encarada como uma questão de Estado: Governo, TCU e demais instituições trabalhando juntos para destravar a logística de transportes do país”, afirmou o ministro Tarcísio Gomes de Freitas.

O sistema concedido tem 1.989 km de extensão e conecta Santa Fé do Sul (SP) ao Porto de Santos. Por seus trilhos, são movimentadas cargas de milho, soja, açúcar, farelo de soja, álcool, derivados de petróleo e contêineres.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual - 28/05/2020 

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)