ANTT disponibiliza seu Anuário Estatístico Ferroviário

O Anuário Estatístico Ferroviário possui um conjunto robusto de informações sobre o desempenho das concessionárias do serviço público de transporte ferroviário de cargas desde 2006. A maioria dos dados são consolidados anualmente, mas as informações relativas à movimentação de cargas são atualizadas de forma mensal, possibilitando uma análise bastante detalhada sobre como se dá o transporte ferroviário no Brasil.

Constam no Anuário todos os fluxos de transporte (origem, destino, mercadoria e quantidade) operados no Subsistema Ferroviário Federal – SFF desde o ano de 2006. “Com esses dados é possível identificar com precisão a dinâmica da movimentação de cargas no território nacional desde o início da série histórica”, afirma Alexandre Porto, superintendente de Infraestrutura e Serviço de Transporte Ferroviário de Cargas (Sufer). A partir deles é possível analisar, por exemplo, momentos em que houve modificação na demanda pelo minério de ferro produzido no Brasil. Esses dados também trazem informações relevantes sobre o escoamento da produção agrícola, podendo-se acompanhar a sazonalidade da produção e os períodos de maior ou menor demanda pelo transporte.

Os dados mostram que o uso da ferrovia para a movimentação de granéis agrícolas vem aumentando ano após ano. Além dos dados de movimentação de cargas, o Anuário conta também com informações sobre o desempenho dos trens, tais como a velocidade média desenvolvidas pelas composições e até o consumo de combustível. Outra informação relevante são os dados dos acidentes ferroviários, que são apresentados por ferrovia. O detalhamento neste caso é feito pela natureza do evento, o motivo da ocorrência e a sua consequência, dentre outros.

As informações disponibilizadas no Anuário possuem uma interface amigável, podendo ser acessadas e manipuladas em qualquer computador com configuração básica, reforçando a ideia de transparência e de disponibilização ativa de informações à população.

Esperamos que as informações sejam utilizadas no processo de formulação de políticas públicas, no desenvolvimento de estudos e pesquisas por universidades e empresas, pelas próprias concessionárias e subconcessionárias ferroviárias, bem como para o aprimoramento dos mecanismos de acompanhamento, fiscalização e regulação dos serviços de transporte desenvolvidos pela ANTT.

Fonte: ANTT 03/02/2020

Foto: ANTT

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)