Inovação | Fundamental para ampliar seus espaços no mercado

Inovação é palavra de ordem, condição fundamental para as empresas de qualquer porte e setor se manterem e ampliar seus espaços no mercado. O mundo globalizado exige que as empresas criem um ambiente propício e estimulante para as pessoas criativas desenvolverem sua imaginação, inclusive dando-lhes suporte para que aprendam com seus erros.

A inovação, ao contrário do que alguns imaginam, não está diretamente ligada a grandes ideias ou invenções. Através da observação do dia a dia e ouvindo a opinião de seus clientes, o empresário achará as respostas necessárias para que seu negócio tenha um novo impulso.

Empresas inovadoras são aquelas que sabem diferenciar seus produtos e beneficiar-se de processos produtivos mais eficientes. Conseguem não apenas melhorar sistematicamente sua produção corrente, como inovar com sucesso.

A inovação exige constante colaboração e sintonia entre as diversas áreas da empresa, especialmente marketing, operações e recursos humanos.

Não basta oferecer apenas o preço mais baixo. O empresário tem que inovar, procurar atribuir um diferencial ao seu negócio, agregar valor ao seu produto.

Colaboradores, clientes, fornecedores e até mesmo a concorrência são fontes preciosas e estimuladoras à inovação, porque representam pontos-chave de energia, novas ideias e sugestões para resolver os problemas das organizações.

Além disso, o empresário deve acompanhar tudo o que envolve o seu setor de atuação, frequentar feiras, ler as publicações direcionadas, participar dos debates, conhecer as tendências e se envolver buscando diferenciais. Enfim, o empresário deve perceber as mudanças que ocorrem à sua volta.

Sua empresa é inovadora?

1• A única maneira de manter a fidelidade do mercado é estar sempre agregando melhorias, pois, por menores que sejam, fazem a diferença... ou o concorrente o faz.

2• Um relacionamento mais próximo com os clientes ajuda a conhecê-los em suas necessidades. Cada empresa tem seu estilo, cultura e modos de operar.

3• As pesquisas sinalizam e direcionam os esforços de marketing e venda. Evitam o gasto de energia em projetos pouco consistentes e descartáveis pelo mercado.

4• Forme uma equipe criativa, comprometida com um projeto e que reúna, com visões diferenciadas e que pense de forma sistêmica.

5• Uma inovação só é considerada válida se traz resultados positivos. De nada adianta inovar, se não houver ganhos para as partes envolvidas: empresa, colaboradores, clientes, comunidades...

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)