Qualidade Total | Liderança e qualidade: binômio inseparável

O conceito de excelência como um hábito precisa ser assimilado em sua magnitude. E excelência é uma maneira sintética de expressar a qualidade total.

Há empresas que lideram o mercado e estão abrindo sempre as portas para que os clientes conheçam o novo. É o caso, por exemplo, da Apple, que tem o privilégio de ser comandada pelo talentosíssimo Steve Jobs. Neste momento, em que o gênio das novas tecnologias passa por problemas graves de saúde, todo o mercado se questiona: O que será da Apple sem Jobs?

Na necessidade de dirimir dúvidas e queda nas ações, Tim Cook, o segundo na hierarquia da corporação, se empenha para evitar a tese de descontrole, mesmo no caso da ausência do número um, e reforça que possui uma equipe inigualável, com capacidade para tocar adiante o barco da criação. Reafirma, assim, a escalada ascendente da Apple com uma frase exemplar: “Para nós, a excelência é um hábito”.

É importante observar que o mercado é implacável mesmo com as empresas com histórico de vanguarda e alicerçada em uma equipe invejável. Imagine com aquelas que ainda almejam se consolidar no mercado? Não há espaço para amadorismo.

Padrão de Qualidade

Quando o assunto é a implantação de programas de qualidade, soa como canção celestial frase desse quilate (“Excelência como hábito”). Mas para alcançar tal estágio há a necessidade primeira de alcançar a excelência, o que não é nada fácil. Depois, incorporá-la à vida cotidiana de todos os integrantes da equipe. E, finalmente, mantê-la, o que passa a ser uma obra de arte.

Isso só é possível quando há a confluência de vários fatores: boa formação profissional, prazer dos colaboradores em fazer o que fazem, determinação dos líderes para construir uma empresa de sucesso e trabalho organizado para superar obstáculos. Além, obviamente, de muita pesquisa de mercado.

O processo de ajuste passa pela compreensão do que vai pela cabeça dos clientes e o que eles esperam da empresa. A tarefa precisa alcançar seu ponto ótimo, o que exige abertura para o diálogo permanente e vontade de mudar. Fica evidente que são poucas as empresas que estão na vanguarda, como a Apple, abrindo as portas para o novo e recriando o consumidor.

A maioria oferece produtos e serviços tradicionais, em um mercado cativo. Por isso, precisa estar sempre atenta para manter o espaço conquistado, devido à disputa ferrenha natural entre concorrentes. Mesmo assim, essa disputa não se dá apenas no front dos resultados imediatos, que movimentam o caixa, mas também, no front das idéias, que garantirá a permanência no jogo.

É a partir do bom relacionamento com o cliente que se fazem as mudanças visando o amanhã. Nada mal, portanto, usar uma empresa líder do mercado global para nortear esta conversa. Porque o conceito de excelência como um hábito precisa ser assimilado em sua magnitude. E excelência é uma maneira sintética de expressar a qualidade total.

Os programas de qualidade trazem em seu bojo essa preocupação de excelência. O ponto de partida nesse processo seria incorporar o 5S à vida da empresa e à vida particular. A sequência é evolutiva e depende da ambição de cada um. As portas para o novo estão abertas apenas para os obstinados. Ser líder é ser obstinado em busca da excelência. Quem se habilita?

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)