Valorização das pessoas | Caminho certo para o sucesso empresarial

O reconhecimento e a valorização das pessoas que atuam em sua empresa são fatores decisivos para a boa gestão de seu negócio. Colaborador satisfeito é sinônimo de colaborador integrado com o trabalho e, principalmente, com a empresa onde atua.

Uma empresa, em síntese, é a junção de pessoas, equipamentos, tecnologias e informações, que devem interagir em perfeita sintonia. No entanto, se não houver pessoas motivadas, integradas e com capacidade técnica suficiente, nada acontecerá.

Como é no trabalho que as pessoas passam a maior parte do seu dia, é necessário proporcionar-lhes condições para que a permanência na empresa seja mais agradável e produtiva.

Em condições favoráveis, o colaborador sente-se envolvido com a empresa, conhece seus objetivos e está consciente de que fazer o melhor em suas atividades trará bons resultados para o negócio e, conseqüentemente, manterá o seu emprego e o seu rendimento.

Nesse contexto, os gestores devem traçar e executar planos que forneçam condições à empresa para que ela se torne um lugar onde as pessoas possam se realizar e tenham condições de se desenvolver profissional e pessoalmente.

Motivação para crescer

O investimento em motivação e criatividade aumenta o comprometimento dos colaboradores com as tarefas executadas e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de suas competências e habilidades profissionais.

O resultado produz um efeito multiplicador, onde o ganho empresarial é proporcional às partes envolvidas.

Os gestores precisam compreender que as pessoas sempre foram e continuarão sendo o fator mais importante de uma organização, principalmente se ela atuar nas áreas de prestação de serviços e varejo.

A prática de valorização das pessoas proporciona condições de atrair e reter bons profissionais para a empresa. Quanto maior for a quantidade de pessoas qualificadas e motivadas trabalhando, maiores serão os reflexos na competitividade dos negócios.

Assim, como o marketing procura fidelizar clientes para marcas e produtos, as empresas devem se pautar pela lógica de estabelecer políticas de gestão de pessoas que valorizem os colaboradores, de maneira que estes tenham prazer em trabalhar e sintam orgulho de fazer parte de seus quadros funcionais.

A importância da integração

A convivência harmoniosa entre os colaboradores é uma valiosa oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal. Portanto, é fundamental a integração de todos nos vários departamentos e áreas da empresa.

A empresa que tem visão de futuro preocupa-se com o bem-estar de seus colaboradores e visa suas satisfações pessoais e funcionais, ficando atenta a seus anseios e sonhos (materiais, emocionais e espirituais).

O ambiente de trabalho é um fator determinante, capaz de manter um profissional trabalhando na empresa. E quando se fala em valorização de pessoas, estamos falando em dar-lhes liberdade de pensar, falar, agir e expor suas opiniões; falamos em justiça, em um tratamento igual entre todos os colaboradores; falamos em transparência e ética na condução das ações, principalmente nos processos internos.

Para conhecer a percepção que o colaborador tem sobre a empresa e também medir seu grau de satisfação, basta fazer-lhe uma simples pergunta: "Você recomendaria a empresa a seus amigos e parentes?"

O conteúdo da resposta, um "sim" ou um "não" será de grande significado para a continuidade do seu negócio.

Lucro certo

A radiografia das melhores empresas apontam os resultados obtidos com o dinheiro investido na geração de lucros a partir de colaboradores motivados, capacitados e satisfeitos. A maioria dessas empresas adotaram programas voltados para a melhoria da qualidade de vida de seu corpo funcional.

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)